Volkswagen aposta em SUVs para recuperar mercado perdido na crise

Em 2012, quando as vendas de veículos bateram recorde no Brasil, os SUVs representavam somente 9% do mercado

© Getty Images

Economia tentativa 22/01/18 POR Estadao Conteudo

Disposta a entrar no segmento de veículos que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil, a Volkswagen planeja lançar cinco SUVs no mercado até 2020. A estratégia é resultado de uma lição aprendida pela montadora durante a crise econômica, período em que, enquanto o mercado como um todo caía, o segmento de SUVs apresentava bons resultados.

PUB

"Queremos nos reconectar com o consumidor brasileiro", disse o presidente da empresa para América do Sul, América Central e Caribe, Pablo Di Si, em conversa com jornalistas na capital paulista. Ele reafirmou o plano da montadora de investir R$ 7 bilhões no Brasil até 2020.

+ Honda faz recall de 86,5 mil veículos Fit e City por problema no airbag

Em 2012, quando as vendas de veículos bateram recorde no Brasil, os SUVs representavam somente 9% do mercado. Nos quatro anos seguintes, de 2013 a 2016, quando o mercado registrou quedas consecutivas, a participação dos SUVs saltou para 18%. Em 2017, quando o mercado total voltou a crescer, a um ritmo de 9%, a venda de SUVs teve expansão de 37%, quatro vezes mais. Todos os dados são da Fenabrave, associação que representa as concessionárias de veículos.

Boa parte do sucesso das SUVs nos últimos anos se deve ao lançamento do Renegade, da Jeep, e do HR-V, da Honda. Agora, outras marcas estão correndo atrás para tentar se aproveitar da expansão desse nicho. No início de 2017, por exemplo, a Hyundai lançou o Creta. E para 2018 a Volkswagen planeja começar a vender o Tiguan, que será importado, e o T-Cross, que será produzido em Curitiba.

O presidente da Volkswagen reconhece que a empresa entrou tarde nesse segmento, mas acredita que este é um nicho que ainda tem espaço para crescer no Brasil. Para ele, a participação das SUVs no mercado brasileiro deve chegar a algo entre 25% e 30% até 2021, de um nível atual de 22% alcançado em 2017. Com isso, ele espera que esse segmento se torne o preferido dos brasileiros. Hoje, o segmento de hatch pequeno é o que mais vende, com 27% do mercado. Com informações do Estadão Conteudo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 22 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 7 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 7 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 3 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 23 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 5 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 20 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

justica Itaúna Há 7 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

esporte Campeonato Brasileiro Há 21 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025