Secretário: chance de confronto 'está afastada' em audiência de Lula

Cezar Augusto Schirmer afirma que o estado está realizando ações para evitar confrontos

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Brasil Otimismo 23/01/18 POR Estadao Conteudo

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Augusto Schirmer, afirmou em entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta terça-feira, 23, que as ações realizadas até o momento devem evitar que ocorram confrontos entre manifestantes pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presentes na cidade de Porto Alegre para acompanhar, na quarta-feira, 24, o julgamento da ação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em que o petista foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá (SP).

PUB

"Acreditamos que a possibilidade física de confronto está afastada, mas é claro que sempre há riscos, por isso aumentamos intensamente o policiamento na capital e nas áreas de potencial explosivo. Toda cautela é pouco e estamos fazendo tudo que é possível", destacou.

Na entrevista, Schirmer justificou o estado de sítio em torno do TRF-4, dizendo que o tribunal fica numa região dentro de um parque, às margens do Rio Guaiba, onde há outros prédios públicos como a Câmara de Vereadores e alguns federais, como Ministérios da Fazenda e Agricultura, Incra, Serpro, IBGE.

+ Vem Pra Rua organiza atos contrários a Lula em SP

"Entendemos que para evitar qualquer incidente, é necessário isolar a área a partir de hoje (terça) à tarde até amanhã, 24, à noite", destacou. Segundo ele, os funcionários dessas repartições não irão trabalhar durante esse isolamento dos prédios e o TRF-4 só vai funcionar com a câmara específica para o julgamento. "Só entrará nessa área quem tiver autorização do tribunal."

Lula chega na tarde desta terça a Porto Alegre para participar dos eventos previstos pelo PT e simpatizantes que defendem sua liberdade. De acordo com Schirmer, o petista não estará na área próxima ao tribunal, mas a cerca de 2 quilômetros. Portanto, a decisão de sitiar a área próxima ao TRF-4, segundo o secretário, foi tomada há dez dias e não tem relação com a presença de Lula, hoje, na cidade. "Nossas ações visam dar segurança à livre manifestação contra ou a favor (de Lula), mas há sempre o limite da não violência e o respeito à lei. Estamos trabalhando nessa direção, protegendo os manifestantes, mas também os habitantes da cidade que querem levar sua vida normal, trabalhando."

O secretário informou também que a equipe de Segurança Pública trabalha com um gabinete de gestão integrada desde início de janeiro, tomando decisões a fim de evitar conflitos, principalmente no dia do julgamento.

Segundo ele, houve entendimento, inclusive de local e temporal, com os manifestantes pró e contra Lula, a fim de que os confrontos possam ser evitados. "É importante que os manifestantes entendam que há limites para suas ações. Estamos vivendo uma aprendizagem democrática no Brasil, compreendendo que temos direito à livre manifestação, mas ela não é ilimitada, tem respeito à lei, à constituição, à democracia e à ordem pública. É um momento de aprendizagem para todos." Até a manhã desta terça-feira, segundo o secretário, foram registradas a chegada de 150 ônibus fretados à cidade. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 14 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 15 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 17 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 17 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 16 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 13 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 12 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?