Como ter uma alimentação saudável mesmo quando não tem tempo

Há quem diga que a falta de tempo é desculpa, mas nem sempre é bem assim

Como comer de forma saudável mesmo que não tenha tempo

Não tem tempo para cozinhar durante a semana? Rende-se quase sempre ao take-away ou ao fast-food porque é mais fácil e rápido? A falta de tempo é uma realidade, mas não uma desculpa (sempre) válida para ter uma alimentação desequilibrada.

© Shutterstock

Regra importante

Tenha tempo para comer, ou não, o que deve sempre pensar é naquilo que deve comer e não naquilo que não pode comer. Claro que deve reduzir nas comidas processadas e focar-se em adicionar mais vegetais e nutrientes.

© Shutterstock

Snacks saudáveis

Na noite anterior, prepare alguns snacks para levar na mala, umas cenouras, nozes ou algo que seja leve e contenha proteínas.

© Shutterstock

Proteína

No pouco tempo que tem para comer, escolha adicionar proteína à sua dieta. E sim, este conselho aplica-se também a veganos. A proteína ajuda-o a ficar satisfeito durante mais tempo ao longo do dia.

© Shutterstock

Primeiro os vegetais

Quando comer fora, por exemplo, num buffet, coloque sempre primeiro os vegetais no prato. Deve ser a primeira coisa que come, depois sim, pode adicionar as proteínas.

© Shutterstock

Metade verde

Sabemos que a tentação pode ser grande para quem não tem tempo, no entanto, não encha o seu prato apenas de coisas pouco saudáveis e feitas no microondas. Compre verduras, e coloque sempre metade do prato com vegetais e a outra metade com comida à sua escolha (de preferência proteína).

© Shutterstock

Corte bebidas açucaradas

Quer saber como consegue tantas calorias? Em grande parte, a culpa é das bebidas açucaradas, como os refrigerantes.

© Shutterstock

Truque para deixar o vício dos refrigerantes

Tente ir diluindo os refrigerantes em água. Desta forma o seu gosto por eles vai diminuir e, quando der por si, apenas estará consumindo água sem precisar do açúcar dos refrigerantes.

© Shutterstock

Comer manteiga de amendoim

Comer manteiga de amendoim é uma forma rápida de conseguir colocar no seu sistema gorduras e proteínas. Escolha uma que contenha baixo teor de açúcar e coma pelo menos uma colher por dia para que o seu corpo receba as proteínas necessárias.

© Shutterstock

Comprar vegetais congelados

Se a sua desculpa para não consumir mais vegetais é o fato deles se estragarem, então pode comprá-los congelados. Desta forma tem sempre vegetais prontos para adicionar às suas refeições.

© Shutterstock

Massa

Fazer massa é rápido e adiciona alguma proteína ao seu sistema. O valor nutricional não é elevado, mas ajuda e é fácil de fazer mesmo que esteja com o tempo contado.

© Shutterstock

Aproveitar as sobras

Pegue em vegetais, arroz, um molho ao seu gosto e já está. Tem uma refeição completa com proteínas e verduras feita sem gastar muito tempo.

© Shutterstock

Escolha bem os seus cereais

Cereais que contenham menos de 10 gramas de açúcar por porção são os ideais. Optar por aveia é ainda melhor.

© Shutterstock

Tupperware é a chave

Cozinhe tudo o que tem a cozinhar, por exemplo, durante o fim de semana. 

© Shutterstock

Escolha o integral

Mesmo que goste de um bom sanduíche de queijo e presunto pela manhã, escolha fazê-lo em pão integral. O valor nutricional é maior e mais saudável.

© Shutterstock

Leve sempre o almoço consigo

Comer fora vai sair sempre mais caro e quando nunca vai ser mais saudável. Se levar o seu próprio almoço é possível controlar a quantidade que come.

© Shutterstock

Ovos cozidos

Durante o fim de semana cozinhe alguns ovos e deixe-os na geladeira. São uma ótima merenda para comer ao longo da semana.

© Shutterstock

Café

Se é uma pessoa que gosta de beber café, a primeira dica seria deixar de o fazer. Contudo, em vez de comprar o café fora, faça o seu próprio café em casa e controle a sua quantidade diária desta forma.

© Shutterstock

Coma antes de sair

Se sabe que vai a um restaurante fast-food com amigos, coma algo primeiro. Uma coisa leve e saudável. Desta forma ficará com o estômago aconchegado e não terá vontade de comer tanta 'comida de plástico'.

© Shutterstock

Escolha os vegetais de que gosta

Sim, nós percebemos que nem todas as pessoas adoram brócolis ou cebolas. Contudo, a variedade de vegetais é imensa, só precisa encontrar aqueles de que mais gosta e escolher colocá-los regularmente nas suas refeições.

© Shutterstock

Snacks ao longo do dia

Se sabe que vai ter um dia atarefado e que provavelmente não terá muito tempo para a sua hora de almoço, é importante planejar algumas merendas para comer no decorrer do dia. Comer de três em três horas, nem que seja apenas uma fruta, é aconselhado por vários médicos para manter o estômago satisfeito.

© Shutterstock

Barras de granola

Ande sempre com algumas barras de granola. Elas são um ótimo snack para comer durante o dia. Contudo, tente encontrar as mais saudáveis e completas, aquelas que contenham pouco açúcar, tenha fibras e proteínas.

© Shutterstock

Coma saladas ao seu gosto

Sim, junte os seus vegetais preferidos e as suas proteínas preferidas e faça uma salada com tudo o que gosta. Contudo, para a temperar use apenas molhos baseados em vinagre ou azeite.

© Shutterstock

Coma metade

É comum em várias partes do mundo que os restaurantes coloquem mais comida do que é necessário. Perceba que isto está acontecendo e não coma tudo. Mas o que fazer ao resto da comida?

© Shutterstock

Levar para casa

Peça logo uma caixa para colocar metade da sua refeição para levar para casa. Desta forma não come tanto e já tem outra refeição pronta para outro dia.

© Shutterstock

Água

Mantenha o seu corpo hidratado. Beba muita água e desta forma o seu sistema não vai sentir a necessidade de ingerir tantas bebidas açucaradas.

© Shutterstock

Lifestyle Dicas 24/01/18 POR Notícias Ao Minuto


Não tem tempo para cozinhar durante a semana? Rende-se quase sempre ao take-away ou ao fast-food porque é mais fácil e rápido? A falta de tempo é uma realidade, mas não uma desculpa (sempre) válida para ter uma alimentação desequilibrada.

PUB

Cozinhar tudo o que tem a cozinhar, por exemplo, durante o fim de semana é uma das estratégias a ter em conta. Depois é só guardar na geladeira para o resto da semana.

+ Fatos sobre o Alzheimer que você deve (mesmo) conhecer

Se tem mesmo de almoçar fora, peça uma caixa para colocar metade da sua refeição para levar para casa. Desta forma não come tanto e já tem outra refeição pronta para outro dia. Clique nas imagens acima e veja como é possível comer bem e de forma saudável mesmo quando o tempo parece escasso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 11 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 11 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 9 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Brasil Há 7 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 3 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 6 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras