'Lula é inocente e por isso não temos plano B', diz Dilma

Ex-presidente participou de ato em apoio ao petista, na véspera de julgamento no TRF-4

© Reuters Photographer / Reuters

Política Porto Alegre 23/01/18 POR Estadao Conteudo

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (23), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "está sendo condenado mesmo sendo inocente" e que ele tem sido "perseguido sem perdão" pela Justiça. "Enquanto isso, outros (políticos) com gravações e malas de dinheiro estão protegidos e não estão submetidos à Justiça e podem disputar as eleições", criticou.

PUB

Durante ato promovido pelas mulheres do PT, em Porto Alegre, Dilma também defendeu que Lula "não é um radical", e sim "uma pessoa que não negocia suas convicções". "O lado dele é o povo", declarou do alto de um carro de som colocado em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Inicialmente, ela discursaria no auditório da Assembleia, porém uma queda de energia elétrica impossibilitou que a manifestação ocorresse na área interna do prédio.

Dilma afirmou ainda que, por causa da sua crescente popularidade, "antes Lula tinha que ser destruído, agora tem que ser aniquilado". "É um processo de perseguição política", disse sobre o caso do triplex do Guarujá (SP).

+ Oposição tenta criar candidatos como Huck para me evitar, diz Lula

"Não seria perseguição se aquilo pelo que ele fosse acusado fosse verdade. É possível dizer que a acusação não tem base, pois para ter qualquer ilegalidade ele teria que ter um ato de ofício e teria que ter um benefício próprio. Ato de ofício de um presidente pode ser uma lei, um projeto, um contrato. Não tem nada que demonstre o que o presidente fez. Aliás, o juiz diz que não é preciso ter um ato. É o que ele pensa, mas não é o que diz a lei", afirmou, fazendo referência ao juiz Sérgio Moro. Ela reforçou que Lula não recebeu o triplex da construtora OAS.

"O Lula vai ser julgado amanhã (quarta). Seja o que for esse julgamento, com todas as suas falhas, eu espero que o Judiciário desse país resgate o seguinte fato: nós vivemos numa democracia. Se tem uma área que não pode se tornar suspeita diante da população é a Justiça. Ela tem que ser isenta. Resgatar a Justiça não é bom apenas para Lula, e sim para todo povo."

Dilma destacou ainda que o PT não outra opção de candidato para a Presidência da República, caso Lula seja eventualmente condenado e tenha sua candidatura inviabilizada. "Nós achamos que Lula é inocente e por isso não temos plano B. Ter plano B quando se trata de um inocente é covardia", finalizou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA