© Reprodução/El Pais
A manutenção da condenação do ex-presidente Lula, confirmada pelos três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), é notícia na imprensa internacional.
PUB
Na Inglaterra, o The Guardian explica que a decisão complica os planos do petista em "concorrer a um terceiro mandato e marca uma extraordinária mudança de sorte para o líder mais popular da história brasileira moderna".
+ Líderes e celebridades mundiais prestam apoio a Lula
Os argentinos do El Clarin afirmam que "Lula não será detido até que sua defesa esgote todos os recursos de apelação" e que as ruas "ao redor da corte contavam com um enorme deslocamento de segurança para evitar possível distúrbios".
Na Espanha, o El País também menciona o problema do petista no que se refere à candidatura à presidência mas ressalta que a decisão final sobre estar no páreo ou não pode ser adiada diante dos prováveis recursos a serem impetrados pela defesa do ex-presidente.
"Embora o senhor Lula da Silva seja possa apresentar novos recursos nos tribunais superiores, ele tem tempo limitado para revogar a decisão no lento sistema de Justiça do Brasil antes que o tribunal eleitoral do país anuncie os candidatos oficiais, em agosto", diz o Financial Times.