As cinco mulheres que já foram indicadas ao Oscar de Melhor Direção

A categoria costuma ser dominada pelos homens.

As cinco mulheres que já foram indicadas ao Oscar de Melhor Direção

A seguir, relembre outras cineastas que foram mencionadas na categoria!

© Getty Images

Greta Gerwig

Indicação ao Oscar de Melhor Direção: 2018 Filme: 'Lady Bird – A Hora de Voar' ('Lady Bird').

© Getty Images

Greta Gerwig

O que todo mundo estranhou é como a diretora levou o prêmio de melhor filme no Globo de Ouro e sequer foi indicada entre os diretores do mesmo evento, que acabou sendo marcado por protestos contra o assédio e a desigualdade de gênero. A justiça foi feita agora no Oscar.

© Getty Images

Greta Gerwig

A artista também é conhecida pela carreira de atriz. Uma das suas últimas incursões atuando foi no elogiado 'Mulheres do Século 20' (2016), que foi indicado ao Oscar em 2017 por Melhor Roteiro Original.

© Getty Images

Greta Gerwig

O reconhecimento como uma atriz revelação aconteceu no ótimo 'Frances Ha' (2012) em que protagoniza e também co-assina o roteiro. O longa do diretor Noah Baumbach foi aclamado pela crítica.

© Getty Images

Greta Gerwig

Em sua estreia como diretora, a americana, de 34 anos, levou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical e sua protagonista o prêmio de Melhor Atriz neste tipo de categoria.

© Getty Images

Greta Gerwig

Entre outros filmes, participou de 'Para Roma com Amor' (2012), do diretor Woody Allen, 'e estrelou 'Greenberg' (2011), do parceiro Noah Baumbach.

© BrunoPress

Kathryn Bigelow

Indicação ao Oscar de Melhor Direção: 2010 Filme: 'Guerra ao Terror' ('The Hurt Locker').

© Getty Images

Kathryn Bigelow

A diretora foi a única mulher na história do Oscar a conquistar o prêmio de Melhor Diretor. Não bastasse esse feito inédito, Bigelow ainda conseguiu derrotar o ex-marido, o cineasta James Cameron, que na época concorria com 'Avatar'

© BrunoPress

Kathryn Bigelow

Curiosamente, a carreira da elegante e discreta diretora é marcada pela temática homens e militares a exemplo de alguns de seus principais filmes 'Caçadores de Emoção' (1991), 'K-19: The Widowmaker' (2002), além, de claro, 'Guerra ao Terror' (2009).

© Getty Images

Kathryn Bigelow

A cineasta também abordou temática parecida em 'Estranhos Prazeres' (1995). Mas, ao contrário dos outros, o longa que contava a história de grupo de homens em um submarino nuclear soviético já não foi bem-sucedido.

© BrunoPress

Kathryn Bigelow

Ela também teve êxito no cinema com 'A Hora Mais Escura' (2012), que narra os esforços americanos para capturar Osama Bin Laden. O longa foi indicado a cinco Oscars em 2013 e acabou levando uma estatueta por Melhor Edição de Som.

© Getty Images

Sofia Coppola

Indicação ao Oscar de Melhor Direção: 2004 Filme: 'Encontros e Desencontros' ('Lost In Translation').

© Getty Images

Sofia Coppola

A filha do cineasta Francis Ford Coppola acabou não levando o Oscar de Melhor Diretor por 'Encontros e Desencontros', mas foi reconhecida com uma estatueta na categoria Melhor Roteiro Original. A realizadora comemorou o troféu ao lado dos protagonistas Bill Murray e Scarlett Johansson.

© Getty Images

Sofia Coppola

A realizadora, que chegou a fazer experiêcias como atriz, se dedica à área de direção há 20 anos. Seu primeiro longa de destaque foi 'As Virgens Suicidas' (1999).

© BrunoPress

Sofia Coppola

'Maria Antonieta' (2006), que conta a história da rainha consorte até o início da Revolução Francesa, conquistou o Oscar de Melhor Figurino.

© BrunoPress

Sofia Coppola

A diretora assina também 'Um Lugar Qualquer' (2010), com Elle Fanning; 'Bling Ring: A Gangue de Hollywood', com Emma Watson, e o recente remake 'O estranho que nós amávamos' (2017), com elenco de estrelas encabeçado por Nicole Kidman e Colin Farrell.

© BrunoPress

Jane Campion

Indicação ao Oscar de Melhor Direção: 1994 Filme: 'O Piano' ('The Piano').

© Getty Images

Jane Campion

A prestigiada diretora neozelandesa acabou não levando o Oscar de Melhor Diretor, porém, com 'O Piano' a estatueta de Melhor Roteiro Original. Em Cannes, foi ovacionada com a Palma de Ouro.

© BrunoPress

Jane Campion

A realizadora continua em alta. Concorreu ao Globo de Ouro com a segunda temporada de 'Top of the Lake: China Girl em Melhor Minissérie.

© Getty Images

Jane Campion

Como vinha se dedicando à série 'Top of The Lake', o último trabalho da diretora no cinema foi 'Brilho de uma Paixão' (2009), que mostrava os últimos anos da vida do poeta britânico John Keats, que morre aos 25.

© Getty Images

Jane Campion

No currículo, a cineasta também acumula destaques como 'Em Carne Viva' (2003), com Mark Ruffalo e Meg Ryan, 'Fogo Sagrado (1999), com Kate Winslet, e 'Retrato de uma Mulher'(1996), estre estrelado por Nicole Kidman.

© BrunoPress

Lina Wertmüller

Indicação ao Oscar de Melhor Direção: 1977 Filme: 'Pasqualino Sete Belezas' ('Pasqualino Settebellezze'/'Seven Beauties').

© Getty Images

Lina Wertmüller

A italiana foi a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Diretor. Acabou perdendo para John G. Avildsen, realizador de 'Rocky' (1976). Ela concorria com 'Pasqualino Sete Belezas'.

© BrunoPress

Lina Wertmüller

A cineasta de 91 anos começou na área como ninguém menis que assistente de direção do renomado diretor Federico Fellini em '8½' (1963).

© BrunoPress

Lina Wertmüller

A artista, que já assumiu ter Fellini entre suas maiores inspirações, ficou conhecida pela pegada em comédias satíricas, que não são nada leves.

© Getty Images

Lina Wertmüller

O humor, os óculos brancos e o cabelo curto são marcas da diretora, que assinou quase 30 filmes.

© Getty Images

Lina Wertmüller

Um detalhe curioso é que Lina foi muito amiga do prestigiado escritor brasileiro Jorge Amado e quase fez sua versão cinematográfica de 'Tieta', que seria protagonizado por Sophia Loren.

© Getty Images

Cultura curiosidades 25/01/18 POR Notícias Ao Minuto


Por 'Lady Bird - A Hora de Voar' (2017), Greta Gerwig é a mais recente cineasta a ser indicada em uma das mais importantes categorias do Oscar. Além dela, apenas outras quatro realizadoras na história do Oscar concorreram para o prêmio de Melhor Diretor, que costuma ser dominado pela ala masculina. Kathryn Bigelow foi a única a levar a estatueta na premiação, que já vai para a sua 90ª edição! A seguir, conheça o trabalho das únicas cinco mulheres indicadas ao Oscar de Melhor Diretor!

PUB

Leia Também: Festa de SP tem Gilberto Gil, Anitta e intensa programação cultural

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 18 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama CANTOR-BENÍCIO Há 16 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo EUROPA-DEFESA Há 12 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

fama Paris Jackson Há 18 Horas

Paris Jackson revela ser viciada em heroína e álcool: “Quase perdi tudo"

mundo EUA Há 18 Horas

Presos condenados à pena de morte recusam indulto de Biden

politica Justiça Há 10 Horas

Moraes reage à piada de Lula com apelido 'Xandão'

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

tech Meta Há 16 Horas

Dono do Facebook se rende a Trump e acaba com controle a fake news

tech META-NEGÓCIOS Há 17 Horas

Nova regra da Meta permite ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais

mundo Reino Unido Há 19 Horas

A partir de hoje, brasileiros devem pagar autorização para entrar em UK