Tudo o que a ciência tem a dizer sobre a alimentação vegetariana

É um estilo alimentar com cada vez mais seguidores

© DR

Lifestyle Dieta 30/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Um plano alimentar vegetariano é aquele que faz dos alimentos de origem vegetal protagonistas. O consumo de carne e de peixe é totalmente excluído, mas o ovo-lacto-vegetarianismo permite a inclusão de ovos e produtos lácteos na alimentação diária. Quando se trata de um plano alimentar isento de todo e qualquer produto de origem animal, então estamos perante o veganismo.

PUB

Por ser um tipo de alimentação com cada vez mais seguidores e por serem já vários os estudos que apontam o dedo ao impacto negativo da carne e do peixe na saúde humana (sendo que no caso do peixe o grande pecado é a forma como é produzido), o vegetarianismo capta cada vez mais a atenção da ciência, que tem estudado o efeito de uma dieta vegetal não só na saúde humana, como também na saúde do ambiente.

+ Gal Gadot brilha com look transparente e decotado

No que diz respeito ao impacto do vegetarianismo na saúde dos seus seguidores, existem alguns riscos – como a carência de vitamina B12 -, mas existem também muitos benefícios e a verdade é que estes ultrapassam qualquer risco.

Tal como destaca o Deporte y Vida, que recorreu às mais recentes pesquisas na área da nutrição, seguir uma dieta vegetariana melhora a pressão arterial e reduz consideravelmente o risco de morte e tudo graças à exclusão de um dos maiores inimigos da saúde atual: a carne vermelha (apontada pela Organização Mundial da Saúde como potencialmente cancerígena). Além disso, as pessoas que seguem uma dieta vegetariana tendem a adotar um estilo de vida mais saudável, em que os alimentos processados são escassos e a prática de exercício físico é uma constante.

Deste modo, as pessoas que seguem uma alimentação vegetariana correm um menor risco de ter câncer e de sofrer de qualquer tipo de patologia cardiovascular e diabetes. Por atuar como um escudo protetor, a alimentação vegetariana pode ajudar no tratamento de algumas doenças, como o câncer e a diabetes tipo 2.

Uma vez que os alimentos de origem vegetal tendem a não interferir de forma tão intensa com o sistema hormonal como a carne faz (à exceção da soja, cujos efeitos ainda estão a ser analisados cientificamente), o humor fica melhorado e os sentimentos depressivos são menores.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 15 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Realeza britânica Há 15 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 16 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 12 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

politica Justiça Há 16 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 16 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 15 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

mundo Avião Há 15 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave

esporte Futebol Há 8 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia