© Divulgação
Ao pedir ao museu de Nova York um quadro de Van Gogh emprestado para a residência particular do presidente Donald Trump, a Casa Branca não imaginava o que receberia em troca: uma privada de ouro. Esta foi a resposta, enviada por e-mail, pela curadora-chefe do Guggenheim, Nancy Spector.
PUB
Esta foi a alternativa colocada pela curadora no lugar do quadro do século 19, que retrata um homem com chapéu caminhando com o seu cachorro por uma trilha na França. A "oferta", uma privada de ouro sólido de 18 quilates, em funcionamento pleno segundo o G1, é chamada 'América'. A obra é descrita pelos críticos como uma sátira sobre o excesso de riqueza nos Estados Unidos.
+ Trump cede e propõe conceder cidadania a 2 milhões de imigrantes
Spector respondeu que o criador da peça gostaria de oferecer à Casa Branca por um empréstimo, a longo prazo. "Isso é, claro, extremamente valioso e um tanto quanto frágil, mas forneceríamos todas as instruções para instalação e cuidado", teria comentado ironicamente a curadora, segundo o portal.
Embora revelado apenas agora, o suposto e-mail teria sido enviado em 15 de setembro de 2017. A troca de correspondências foi confirmada pela porta-voz do Guggenheim, Sarah Eaton. Porém, nem o Gabinete de Curadoria da Casa Branca nem a curadora do museu quiseram comentar o caso.