No Twitter, só impeachment gerou mais debate que julgamento de Lula

Distribuição regional das postagens mostra que o julgamento foi mais mencionado na Região Nordeste

© DR

Tech Trending Topics 26/01/18 POR Estadao Conteudo

O balanço final do impacto do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) no Twitter indica que o assunto foi tema de cerca de 1,2 milhão de postagens, no Brasil, entre a zero hora e a meia-noite de quarta-feira, dia 24. Os dados foram coletados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas.

PUB

Segundo a FGV-DAPP, o evento foi o que mais provocou debate entre os usuários brasileiros da rede social desde a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em abril de 2016, assunto que gerou 1,5 milhão de menções em 24 horas.

+ Termo 'julgamento de Lula' foi citado 194,5 mil vezes na internet

O volume de interações anteontem foi tão grande que até os "bots" ficaram em segundo plano, limitando-se a cerca de 5%, tanto entre os usuários favoráveis a Lula quanto entre os que comemoraram a confirmação da condenação. Os "bots" são perfis automatizados, programados para difundir informações como se fossem pessoas.

Entre os que fizeram menção ao julgamento, o campo pró-Lula foi o que publicou o maior número de postagens (44,1%). Os opositores do ex-presidente foram responsáveis por 35,4% e outros 15,3% foram publicados por perfis que não se alinharam a nenhum dos dois blocos. Houve ainda cerca de 5% de postagens de teor indefinido, sem interação com outros perfis.

Parte significativa das publicações (12,3 mil) fez alusão à alta da Bolsa de Valores e ao otimismo do mercado financeiro com o resultado do julgamento.

O pico da movimentação no Twitter se deu entre as 17ho e as 19h, com a repercussão da ratificação da condenação de Lula e a determinação de aumento de sua pena de prisão. Nesse horário, segundo a FGV-DAPP, "a imprensa tradicional se projetou como fonte central de impacto", superando as comemorações e as críticas em torno da decisão do TRF-4.

Mapa

A distribuição regional das postagens mostra que, em termos proporcionais, o julgamento foi mais mencionado na Região Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, na Bahia e no Ceará. O impacto do julgamento no Facebook também foi medido pela FGV-DAPP. A análise detectou cerca de 2 milhões de interações na página de Lula, desempenho que o fez superar o engajamento em relação ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), presidenciável que costuma ter presença mais forte na rede social. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia