MPE segura licença para barragem no rio Piracicaba

O Ministério Público Estadual (MPE) em Piracicaba recomendou à Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) e ao Departamento de Avaliação Ambiental de Empreendimentos que não seja dada licença prévia para a construção de uma barragem em Santa Maria da Serra, no rio Piracicaba, enquanto não forem sanadas omissões no estudo dos impactos da obra. A barragem está prevista no projeto de ampliação da hidrovia Tietê-Paraná e estende a navegação por 45 quilômetros, até a região de Piracicaba. O projeto, d

© Reuters

Brasil Santa Maria 03/02/14 POR Agencia Estado

O lago vai encobrir as várzeas do Tanquã, conhecidas como Pantanal Paulista por concentrarem grande variedade de aves características do Pantanal mato-grossense, como tuiuiú, garça grande, jaburu e marrecos. O local é ponto de parada de aves migratórias que se deslocam de um extremo ao outro do continente. Parecer técnico encomendado pelo MPE indica que a proposta de deslocamento da fauna do Tanquã para a Curva da Samambaia não atende ao interesse ambiental, pois, além de ser uma área menor, as águas estão mais poluídas.

PUB

De acordo com o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do MPE, o estudo de viabilidade do empreendimento está incompleto. Ele acredita que a extensão da ferrovia até o porto da hidrovia no rio Tietê, em Santa Maria da Serra, atenderia ao escoamento de cargas a um custo três vezes menor que o da hidrovia no rio Piracicaba. Além disso, o Departamento Hidroviário já tem projeto para estender a hidrovia até Salto, que está no corredor ferroviário para Santos.

A recomendação, segundo ele, tem o escopo de cientificar e advertir seus destinatários para a "necessidade de sanar as deficiências e insuficiências dos estudos e propostas de medidas mitigatórias e compensatórias" do empreendimento. O não atendimento pode implicar em possível responsabilidade dos agentes públicos do Estado.

Resposta

O diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Carvalho, disse que todas as questões levantadas pelo MPE estão sendo respondidas. Os estudos mostraram que levar a ferrovia até Santa Maria da Serra causará impacto ainda maior na Serra de São Pedro, região pródiga em nascentes. Em todas as comparações, segundo ele, a hidrovia no Piracicaba mostrou-se vantajosa, sobretudo em médio e longo prazo. A hidrovia vai gerar um polo de desenvolvimento numa região estratégica do interior e induzir novas atividades, como o turismo. Segundo Carvalho, o Tanquã é um ambiente artificial, criado pelo homem. "O projeto prevê condições para melhorar e proteger ambientalmente a região." As famílias que moram em sub-habitações no Tanquã irão para um núcleo de casas com toda infraestrutura, segundo ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 12 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 13 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 7 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 12 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 14 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 12 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 7 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

economia Banco do Brasil Há 13 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 11 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?