Trump coloca fanfarra em palco de Davos antes de discurso

Nenhum outro governante que falou à plenária fez algo similar

© Reuters

Mundo DAVOS 26/01/18 POR Folhapress

Donald Trump chegou com uma fanfarra a Davos -literalmente.Minutos antes de ele entrar no palco do encontro anual do Fórum Mundial de Davos para discursar, às 14h (11h em Brasília) uma banda marcial se posicionou e começou a tocar uma marcha por cinco minutos.

PUB

Nenhum outro governante que falou à plenária fez algo similar. O fundador do fórum, Klaus Schwab, demonstrou constrangimento no palco.

+ Trump cede e propõe conceder cidadania a 2 milhões de imigrantes

Trump é apenas o segundo presidente dos EUA a participar do evento (o primeiro foi Bill Clinton, em 2000). A segurança foi reforçada, com vistorias duplicadas, e o auditório de 1.500 lugares já estava completamente lotado, com gente em pé e disputa por cadeiras, 20 minutos antes do início do discurso.

Na fala, que ocorre no último dos quatro dias de evento, Trump promove os EUA como destino de investimentos e reforça sua vontade de se manter integrado ao sistema multilateral, desde que as regras sejam revistas.

SEGURANÇA

A ida de Trump a Davos é apenas a segunda vez que um presidente dos EUA participa do encontro anual do Fórum em pessoa (Bill Clinton compareceu em 2000), o que alimentou expectativas e mudou a rotina do evento, que sempre foi essencialmente europeu e está em sua 48ª edição, desde a chegada de Trump, no meio da tarde de quinta (25).

Segundo a organização, a participação de americanos neste ano é um recorde, na casa das centenas -o número exato não foi divulgado.

Na manhã de sexta, o trânsito de helicópteros foi mais intenso do que de costume sobre a pequena cidade dos Alpes suíços. A segurança foi reforçada, com corredores bloqueados e dupla checagem de credenciais, e regras inéditas foram estabelecidas para aqueles que desejassem assistir ao discurso ao vivo, como uma antecedência de 90 minutos e o veto a líquidos no salão, garrafas d'água inclusive.

Apesar da expectativa para a fala de Trump, muitos participantes deixaram a cidade antes do término do encontro e não vão acompanhar a performance do americano.

Além do discurso, Trump se encontrou com uma série de líderes, incluindo a primeira-ministra britânica Theresa May, o premiê israelense Binyamin Netanyahu e o presidente de Ruanda e líder da União Africana Paul Kagame.

Há duas semanas, o presidente se referiu a países africanos e ao Haiti como "países de merda" durante uma reunião de trabalho, segundo alguns dos presentes (ele nega). Por isso, empresários e autoridades do continente ameaçaram se levantar no meio do discurso. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo