As doenças que afetam a saúde das mulheres

Há doenças que são exclusivamente femininas e que atingem grande parte das mulheres.

As doenças que afetam a saúde das mulheres

Confira a galeria e veja quais são as doenças que podem prejudicar e muito a saúde feminina e como elas podem ser prevenidas! 

© Shutterstock

Câncer de mama

É um tumor maligno provocado pelo desenvolvimento descontrolado das células, o que origina a formação de um ou mais nódulos na mama.

© Shutterstock

Câncer de mama

Não existe uma causa concreta para o surgimento desta doença, mas existem fatores de risco como a idade (acima dos 50 anos o risco aumenta), a existência de casos de câncer na família, não ter filhos ou tê-los depois dos 30 anos, excesso de peso, alto consumo de álcool e vida sedentária.

© Shutterstock

Câncer de mama

Para prevenir esta doença você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas,  o excesso de peso, manter uma alimentação equilibrada, não fumar, amamentar, praticar exercício físico e fazer o autoexame da mama com frequência.

© Shutterstock

Câncer do colo do útero

Este câncer afeta na sua maioria das vezes mulheres entre os 50 e os 60 anos de idade.

© Shutterstock

Câncer do colo do útero

Manifestando-se normalmente depois da menopausa, o câncer do colo do útero é uma das chamadas “doenças lentas”, uma vez que pode demorar entre 10 a 20 anos até se desenvolver.

© Shutterstock

Câncer do colo do útero

Consultas regulares no ginecologista são essenciais para a realização dos exames de rotina e a melhor forma de detectar com antecedência a doença.

© Shutterstock

Infeção urinária

A infeção urinária é a presença anormal de micro-organismos numa zona do percurso urinário.

© Shutterstock

Infeção urinária

Esta doença surge quando existe uma queda do estrogénio e dos micro-organismos que protegem esta região mais íntima do corpo feminino, principalmente como consequência de relações sexuais desprotegidas ou devido à presença de bactérias gastrointestinais que migram até à região da bexiga.

© Shutterstock

Infeção urinária

Para prevenir a doença é importante a ingestão de líquidos, urinar antes e depois das relações sexuais, não reter a urina, manter o correto funcionamento do aparelho digestivo e usar preservativo durante todas as relações sexuais.

© Shutterstock

Candidíase

É uma infeção originada pelo fungo Cândida ou Monília e caracteriza-se pelo corrimento de cor esbranquiçada e espesso normalmente acompanhado por irritação no local.

© Shutterstock

Candidíase

Deve-se usar preservativo, secar bem a pele depois do banho, manter uma alimentação saudável, ter uma higiene adequada na região genital, evitar o uso diário de absorventes, evitar o uso de papel higiénico perfumado, preferir calças mais largas e deixar de lado as roupas interiores de tecidos sintéticos são algumas das ações preventivas contra a doença.

© Shutterstock

Vaginose bacteriana

Apesar de também ocorrer devido ao contato íntimos ou a relações sexuais, esta doença não é considerada uma doença sexualmente transmissível.

© Shutterstock

Vaginose bacteriana

É uma infeção genital provocada por bactérias. Esta doença pode levar à candidíase e é a causa mais comum do corrimento genital.

© Shutterstock

Vaginose bacteriana

Deve-se usar preservativo em todas as relações sexuais, manter uma higiene íntima adequada, evitar duchas vaginais  e limpar sempre a vagina da parte da frente para a parte de trás.

© Shutterstock

Corrimento ou vaginite

É uma secreção anormal expelida pela vagina e que se caracteriza por um odor desagradável.

© Shutterstock

Corrimento ou vaginite

Normalmente, este corrimento é provocado por infeções vaginais, vulvites e vulvovaginites, doenças sexualmente transmissíveis e infeções cervicais ou do colo do útero.

© Shutterstock

Corrimento ou vaginite

Evitar situações de stress, não usar antibióticos sem serem receitados pelo médico, não usar roupas apertadas ou de tecidos sintéticos, manter uma boa higiene íntima, alimentação saudável e manter consultas regulares no ginecologista.

© Shutterstock

Osteoporose

São principalmente afetadas as mulheres na fase da pós-menopausa, sendo esta uma doença que resulta da carência de cálcio no organismo.

© Shutterstock

Osteoporose

Alguns fatores como o sedentarismo, o álcool, tabaco, café em excesso e uma alimentação deficiente podem levar ao agravamento desta doença.

© Shutterstock

Osteoporose

Para prevenir esta doença é necessária uma dieta rica em cálcio e a prática de exercício físico e pegar sol de forma saudável.

© Shutterstock

Alzheimer

É uma doença degenerativa que interfere com o funcionamento do cérebro e que compromete várias das suas funções.

© Shutterstock

Alzheimer

Esta doença é mais frequente nas mulheres do que nos homens, principalmente na sua variante genética mais comum. Ainda não existe cura para esta doença.

© Shutterstock

Alzheimer

Reservar 15 minutos por dia para fazer “ginástica ao cérebro”, proporcionando desafios e atividades mentais para que o cérebro se mantenha sempre em movimento e em bom funcionamento, pode fazer a diferença.

© Shutterstock

Depressão

Os hormônios femininos, bem como a depressão pós-parto podem induzir a crises de depressão.

© Shutterstock

Depressão

Esta doença caracteriza-se por um desinteresse em relação a tudo o que rodeia o paciente, perda de autoestima, mudanças de humor repentinas e bruscas.

© Shutterstock

Depressão

Você pode prevenir esta doença principalmente através da prática de uma vida tranquila e o mais livre possível de stress e ansiedade.

© Shutterstock

Ovário Policístico

Esta doença pode levar algumas mulheres à infertilidade se não for devidamente acompanhada e tratada.

© Shutterstock

Ovário Policístico

É um distúrbio endócrino levando à alteração dos níveis hormonais e provocando a formação e crescimento de cistos nos ovários. Esta doença caracteriza-se pela menstruação irregular, presença de micro cistos nos ovários e uma elevada produção de testosterona.

© Shutterstock

Ovário Policístico

Uma dieta saudável, evitar exposição a situações de stress e de ansiedade, praticar exercício físico, manter os níveis de colesterol e de tensão arterial controlados, visitar o ginecologista regularmente são alguns fatores que ajudam a prevenir a doença.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde 30/01/18 POR Notícias Ao Minuto


Cada organismo é diferente, porém as mulheres estão mais suscetíveis há algumas doenças do que os homens devido à diferentes combinações de hormônios femininos, fatores genéticos ou ambientais.Confira a galeria e veja quais são as doenças que podem prejudicar e muito a saúde feminina e como elas podem ser prevenidas!

PUB

Leia Também: Mansão à venda na Austrália tem toboágua gigante

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 4 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 3 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 22 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 22 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 23 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR agora mesmo

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

politica Investigação Há 4 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 5 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

mundo Guerra na Ucrânia Há 3 Horas

Rússia diz que ataque com míssil hipersônico foi aviso ao Ocidente