© Reprodução/Twitter
Na era das fake news, o jornalista Oobah Butler criou um perfil de um restaurante inexistente no site de viagens TripAdvisor que, em pouco tempo, se tornou o melhor restaurante de Londres.
PUB
Como explica uma matéria divulgada neste domingo (28) pelo 'Fantástico', para ganhar uma renda extra, Butler usava o seu tempo livre para escrever avaliações falsas na internet. Há restaurantes que pagam 10 libras (quase R$ 50) por críticas positivas em sites de viagens.
Foi quando ele resolveu ir a diante e, ao invés de apenas fazer avaliações falsas, inventou um restaurante falso: o The Shed at Dulwich. Dulwich é o nome do bairro, Shed significa galpão, em inglês.
+ App de ginástica revela localização de bases secretas dos EUA
"Você precisa de um nome e um endereço, nem botei o número da casa. Eu só aceitava reserva para ninguém aparecer". Butler começou a levar a brincadeira a sério e fez até um site para o estabelecimento. As fotos eram de comidas feitas com produtos e objetos que tinha em casa, como na foto acima.
Como explica a publicação, em maio do ano passado, o TripAdvisor aceitou a inscrição do restaurante. O jornalista pediu para amigos e parentes fazerem avaliações cinco estrelas do suposto estabelecimento que, em menos de um ano, já era o primeiro da lista.
O telefone do restaurante falso não parava de tocar e a desculpa de Butler era sempre a mesma: ele dizia que não tinha mesas disponíveis para as próximas semanas. Os mais insistentes iam para o endereço procurar pelo restaurante, mas, como não tinha o número, eles ficavam tentando descobrir onde era o estabelecimento.
Assim que o jornalista decidiu divulgar que se tratava de uma farsa, o TripAdvisor excluiu o perfil. O site tem recursos para identificar estabelecimentos e avaliações falsas, mas parece que o The Shed at Dulwich atendeu a todos os requisitos de um local real.
Hoje, o jornalista hoje dá dicas para não cair em reviews falsos, como: desconfie do uso excessivo de exclamações em exagero e de ondas de avaliações positivas; e verifique o perfil de usuários que elogiam demais.