Segredo para a boa memória e felicidade? Chama-se açafrão

Uma simples especiaria pode fazer toda a diferença na saúde

© iStock

Lifestyle Diz pesquisa 01/02/18 POR Notícias Ao Minuto

Um recente estudo do Centro de Longevidade da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) revela que melhorar a memória e a boa disposição pode depender de um único ingrediente na alimentação diária.

PUB

Publicado na revista científica American Journal of Geriatric Psychiatry, o estudo citado pelo "Independent" defende que a inclusão de açafrão-da-Índia todos os dias na alimentação é meio caminho andado para cuidar do bem-estar, e tudo graças ao seu alto poder antioxidante.

+ Atenção às saladas (nem todas ajudam na dieta)

Esta especiaria – que tem origem numa raiz semelhante ao gengibre – tem um elevado teor de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, um duo capaz de zelar pelo bom funcionamento do organismo e que se tem mostrado como capaz de melhorar o funcionamento cognitivo e, com isso, ‘travar’ o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

A curcumina (composto ativo da curcuma) é o ingrediente de sucesso no açafrão-da-Índia e embora os cientistas admitam que não conseguiram ainda determinar o porquê de tal efeito na memória e humor, suspeitam que em causa está a “capacidade de reduzir a inflamação no cérebro, que está ligada tanto ao Alzheimer como à depressão”, explica um dos mentores do estudo, o médico Gary Small.

A investigação analisou o impacto da ingestão diária desta especiaria (cerca de 90 miligramas de curcumina duas vezes ao dia) e de placebo num grupo de 40 pessoas com idade entre os 50 e os 90 anos e com sinais de perda de memória.

A experiência foi feita ao longo de 18 meses e à medida que se foram cruzando os dados durante este período foi possível notar, por via de testes cognitivos e de exames sanguíneos e à base de scanner, que tanto a memória como a boa disposição ficaram melhoradas naqueles que comeram o composto do açafrão quando comparados com o grupo de controle, que tomou placebo. E os números não enganam: a memória melhorou 28% e a boa disposição 18%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 20 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia