Bolsonaro pede ao TSE suspensão de pesquisa eleitoral do Datafolha

Político alega que questionamentos apresentados seriam tendenciosos

© Stringer . / Reuters

Política Justiça 30/01/18 POR Notícias Ao Minuto

A defesa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) protocolou, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (30), representação que pede a impugnação de pesquisa eleitoral promovida pelo jornal Folha da Manhã e realizada pelo instituto Datafolha. Solicita ainda que o material, registrado no tribunal sob o número BR-05351/2018, seja impedido de circular em definitivo. A previsão era de que a pesquisa fosse divulgada nesta quarta-feira (31).

PUB

Os advogados do político afirmam que a pesquisa, além de pretender aferir a intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018, contém questionamentos sobre a opinião dos potenciais eleitores sobre circunstâncias atuais da política nacional e dos seus protagonistas.

“Nesse ponto, os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento, tudo isso em benefício de uma determinada candidatura, cujo registro perante o TSE é natimorto. De outro lado, ao candidato ora representante, a 'pesquisa' reserva tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa”, diz a defesa de Bolsonaro.

+ Roberto Jefferson chama a atenção de Cristiane Brasil por vídeo na web

Os advogados se referiram à pergunta que diz: "Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?"

A questão está relacionada à reportagem da Folha de S. Paulo sobre o patrimônio do deputados e de seus três filhos, que também exercem mandatos políticos. O quarteto é dono de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões. Levantamento feito pelo jornal em cartórios identificou que os principais apartamentos e casas, comprados nos últimos dez anos, registram preço de aquisição bem abaixo da avaliação da Prefeitura do Rio à época.

No entanto, a defesa do deputado e presidenciável destaca que ele não foi denunciado pelo Ministério Público em razão de acréscimo de patrimônio. Em razão do recesso forense, que somente terminará dia 1º de fevereiro, a análise do pedido de cautelar deverá ser feita pela presidência dao TSE.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 19 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 4 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 23 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 23 mins

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

politica Polícia Federal Há 4 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 20 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk 21/11/24

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 23 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino

fama Oscar Há 20 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

fama Lindsay Lohan Há 23 Horas

Lindsay Lohan volta a surpreender com visual elegante