© DR
Ninguém poderia prever, mas existe um aplicativo fitness que pode representar riscos graves para as forças de segurança mundiais. Conhecido como Strava e definido como “rede social para atletas”, a tecnologia digital permite aos usuários compartilharem os seus percursos de corrida.
PUB
Através de uma atualização lançada em novembro, o volume de dados na rede aumentou em seis vezes, de acordo com a CNN. Alguns especialistas agora temem que o app possa revelar padrões de localização de soldados fazendo exercício físico em bases que deveriam ser secretas.
+ Candidatos vão poder procurar emprego usando apenas o Google
Nathan Ruser, um estudante e analista no Institute for United Conflicted Analysts, foi quem descobriu que o aplicativo revelava a localização de bases militares. O estudante escreveu no útlimo sábado (27), no Twitter, que os mapas do app tornam as bases militares norte-americanas “claramente identificáveis”.
“Se os soldados usarem o app como os civis usam, ao ligarem a localização quando fazem exercício, isso pode ser especialmente perigoso”, diz o tweet de Nathan Ruser.
If soldiers use the app like normal people do, by turning it on tracking when they go to do exercise, it could be especially dangerous. This particular track looks like it logs a regular jogging route. I shouldn't be able to establish any Pattern of life info from this far away pic.twitter.com/Rf5mpAKme2
— Nathan Ruser (@Nrg8000) 27 de janeiro de 2018
Além da localização, o app permite também ter noção dos horários em que as patrulhas são feitas. Este risco já provocou reação por parte do Pentágono. “O departamento de Defesa leva estas questões muito a sério e estamos a analisar a situação para determinar se é necessária alguma orientação adicional, e se alguma política adicional deve ser desenvolvida para garantir aa contínua segurança de elementos do departamento de defesa aqui e no estrangeiro”, disse a major Audricia Harris, porta-voz do Pentágono.
Através dos dados da Strava, alguns utilizadores do Twitter conseguiram localizar diversas bases militares, incluindo o que se suspeita ser uma base da CIA na Somália.
Some heavy jogging activity on the beach around what looks like the reported CIA annex at Mogadishu airport pic.twitter.com/1OLP8zWKGl
— Adam Rawnsley (@arawnsley) 27 de janeiro de 2018