© Carlos Barria / Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, informou nesta terça-feira (30) que assinou uma ordem executiva que estipula manter a prisão de Guantánamo aberta.
PUB
O documento de Trump revoga parte do decreto assinado por seu antecessor, Barack Obama, em 2009, que falou sobre fechar a prisão "o mais rápido possível".
"Acabei de assinar uma diretriz que instrui o secretário Mattis [da Defesa] a reconsiderar nossa política na área de detenções militares e manter a prisão de Guantánamo aberta", disse o presidente norte-americano em discurso para o Estado da União no Congresso.
+ Senado dos EUA rejeita projeto de Trump para proibir aborto
De acordo com o decreto assinado por Trump, "os procedimentos relacionados aos detidos na Base Naval dos Estados Unidos em Guantánamo são legais, seguros e humanos e são realizados de acordo com o direito internacional e dos Estados Unidos".
É a primeira vez que Donald Trump discursa ao Estado da União como presidente dos EUA. A cerimônia acontece anualmente e serve para o líder do país prestar esclarecimentos sobre a situação no país e os planos para o futuro. Com informações do Sputnik News.