No mês em que faria 73 anos, relembre a trajetória de Bob Marley

Cantor e compositor jamaicano faleceu em 1981

Bob Marley: a lenda do reggae continua viva em suas mensagem

Confira a galeria e relembre os caminhos percorridos pelo Rei do reggae!

© Getty Images

Bob Marley

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Saint Ann, no interior da Jamaica.

© Getty Images

O músico

Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero.

© Getty Images

Pais

Filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país.

© Getty Images

Distanciamento do pai

No dia seguinte ao seu casamento de seus pais, Norval (seu pai) abandonou a mãe, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho.

© Getty Images

Mudança

Após a morte de seu pai em 1955, sua mãe se casou com Toddy Livingstone e se mudou com Bob para Trenchtown, a maior e mais miserável favela de Kingston.

© Getty Images

Trenchtown

Em Trenchtown, Bob Marley foi provocado e rejeitado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura.

© Getty Images

A música

Bob ainda jovem já tinha uma ligação forte com a música, ele e o seu amigo Bunny improvisavam guitarras feitas de lata e acompanhavam os sucessos vindos da América, particularmente de New Orleans.

© Getty Images

Cantores que influenciaram

Eles ouviam Ray Charles, Fats Domino, Brook Benton (um dos preferidos de Bob Marley) e grupos como os Drifters, que eram muito populares na Jamaica.

© Getty Images

Jamaica independente

A independência da Jamaica em 1962, deixando de ser uma colónia britânica, ajudou a compor o momento de criação de uma música originalmente jamaicana.

© Getty Images

Profissão

Quando Bob Marley deixou a escola aos 14 anos, parecia ter apenas uma ambição: a música. Mas, para agradar sua mãe que tinha medo que ele se tornasse um rude boy (como eram conhecido os jovens delinquentes da Jamaica), arranjou um emprego de soldador.

© Getty Images

Primeiras gravações

Em 1962, Bob fez uma audiência e publicou as suas primeiras gravações. "Judge Not", composta pelo próprio Marley, foi a primeira. No entanto, as músicas gravadas não foram exibidas nas rádios e chamaram pouca atenção do público, mas confirmaram a ambição de Marley de se tornar cantor.

© Getty Images

Wailing Wailers

No ano seguinte, Bob criar uma banda. Juntou-se com os seus amigos Bunny Wailer e Peter Tosh para formar os "Wailing Wailers".

© Getty Images

Primeiro single

Os Wailing Wailers finalizaram seu primeiro single, "Simmer Down" no final de 1963. Já em janeiro do ano seguinte era a primeira nas paradas jamaicanas, e se manteve nesta posição durante os próximos dois meses.

© Getty Images

Temporada nos EUA

A mãe de Bob se casou novamente e se mudou para os Estados Unidos e chamou o filho para morar com ela. A estadia de Marley nos EUA  foi curta, depois de oito meses na América do Norte, ele retornou à Jamaica.

© Getty Images

Hits

Nos anos seguintes, a banda de Bob Marley colocou mais alguns hits nas paradas locais. Mas, apesar disto as dificuldades económicas que atravessavam fez com que Junior Braithwaite, Berverly Kelso e Cherry Smith deixassem a banda.

© Getty Images

Cultura rastafári

Este foi um período decisivo na sua formação, pois o imperador da Etiópia, Haile Selassie, havia feito uma visita de estado na Jamaica durante o período em que Bob esteve fora, o movimento rastafári ganhou força nas ruas de Kingston. Bob Marley então começou cada vez mais a se aprofundar dentro do espírito e cultura rastafári.

© Getty Images

Músicas que refletem crenças

Em 1967, a música de Bob já refletia a sua crença. Ao invés de cantar hinos para os Rude Boys, Marley começou a compor temas sociais e espirituais, o que se tornou sua marca registrada e seu maior legado.

© Getty Images

Discos

Bob Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.

© Getty Images

Músicas que refletem cultura

Dedicado a protestar contra problemas sociais, levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal.

© Getty Images

Casamento

Bob foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional.

© Getty Images

Filhos

Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers.

© Getty Images

Mais filhos

Outros de seus filhos, Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley também seguiram carreira musical.

© Getty Images

Influências

A música de Bob Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.

© Getty Images

África

A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas. Além disso, também era a terra sagrada do movimento rastafári.

© Getty Images

Celebridades cantam Bob Marley

Celebridades como Paul McCartney, Mick Jagger começavam a admirar o trabalho do jamaicano. Eric Clapton ressurgiu regravando "I Shot the Sherif", de Marley, versão que atingiu os primeiros lugares nas paradas e ajudou a alavancar ainda mais a carreira de Bob Marley & The Wailers.

© Getty Images

"No Woman No Cry"

Em outubro de 1974, "Natty Dread" foi lançado. Graças ao sucesso da faixa "No Woman No Cry", que atingiu o primeiro lugar na parada inglesa, Marley se tornou ainda mais popular. Nessa altura, o grupo já contava com as I-Threes: as cantoras Judy Mowatt, Marcia Griffiths e a mulher de Bob, Rita Marley.

© Getty Images

"Legend"

A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história.

© Getty Images

Maior artista

Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

© Getty Images

A queda

Até que teve o dia em que Bob passou mal no palco. Embora com problemas de saúde, o cantor chegou a fazer ainda mais um show em Pittsburgh, no dia 23 de setembro de 1980 (último show de Bob Marley), mas logo o mundo recebeu a triste notícia de que o astro do reggae sofria de uma espécie de câncer de pele chamado melanoma maligno, que se desenvolveu a unha do dedão do pé.

© Getty Images

Diagnóstico

Os médicos o aconselharam a amputar o dedo, porém Marley se recusou devido à sua filosofia rastafári, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar. Sua outra preocupação era o impacto da operação em sua dança.

© Getty Images

A doença

O câncer se espalhou para o cérebro, o pulmão e o estômago. Ele lutou contra a doença durante oito meses buscando tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels na Alemanha. Durante algum tempo, o estado do cantor parecia ter se estabilizado com o tratamento naturalista do médico alemão.

© Getty Images

Morte

Mas, em maio de 1981, quando o Dr. Joseph Issels anuncia que nada mais poderia ser feito, Bob Marley já abatido pela doença, resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos. Ele não conseguiu completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital de Miami. Faleceu no dia 11 de maio de 1981.

© Getty Images

Legado

Bob Marley não está mais presente em corpo, mas seu legado é tão grande que suas mensagens são cantadas, lembradas e citadas até hoje, até mesmo por que nasceu quando o ídolo do reggae já havia morrido. Bob Marley levou a Jamaica e as mensagens da cultura rastafári para o mundo e para muitos corações.

© Getty Images

Cultura Rei 05/02/18 POR Notícias Ao Minuto


Quem não conhece Bob Marley? Quem nunca ouviu "No Woman No Cry" ou "Is This Love", entre todas as outras músicas desse artista? Esse é o efeito que o cantor e compositor jamaicano, que faleceu em maio de 1981, causou no mundo. Confira a galeria e relembre os caminhos percorridos pelo Rei do reggae!

PUB

Leia Também: Teaser de 'Han Solo' é apresentado em comercial do Super Bowl; assista

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 1 Hora

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 21 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis Há 23 Horas

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala