© Reuters / NASA
O astrônomo amador Scott Tilley, de 47 anos, morador do Canadá, teve um golpe de sorte ao se deparar, no dia 20 de janeiro, com o Image - um satélite da NASA que foi lançado em 2000 e perdido em 2005.
PUB
De acordo com a 'BBC', o satélite foi lançado como parte de uma missão para estudar o impacto dos ventos solares sobre a atmosfera da Terra. Após perder seus rastros, a agência espacial decidiu parar de procurar pelo Image em 2007.
Tilley mantém um centro de observação na própria residência, em que gastou cerca de US$ 5 mil para comprar computadores, rádios e telescópios. Foi neste local que obteve os primeiros sinais do Image.
"Contei para minha mulher durante o jantar, e perguntei a ela o que deveria fazer", disse Tilley.
O astrônomo disse que sua mulher o aconselhou a procurar os responsáveis pelo lançamento. E foi exatamente isso o que o astrônomo amador fez. No dia 30 de janeiro, a NASA confirmou que os sinais eram mesmo do Image.
Segundo a reportagem, a agência espacial afirmou que o sistema de controle principal do satélite ainda funciona. No entanto, ainda é necessário de uma a duas semanas para que o estado do Image seja analisado por completo.
Leia também: Cinco algoritmos que ditam seu destino (sem que você saiba)