Portugal registra temperaturas negativas em semana muito fria

A previsão é que termômetro chegue a marcar 7º C negativos

© Arquivo/ REUTERS/Duarte Sá 

Mundo tempo 05/02/18 POR Notícias Ao Minuto

O território continental português começou essa semana com uma grande onda de frio. A previsão é que as temperaturas caiam no país ao longo dos próximos dias, chegando a marcar 7º C negativos no interior. A Câmara de Lisboa lançou um plano de contingência para ajudar pessoas desabrigadas.

PUB

+ Sob forte esquema de segurança, Papa Francisco recebe Erdogan

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e neve vai cair nas terras altas (regiões acima dos 600/800 metros de altitude), onde o vento pode atingir 70 km/h. O órgão alerta ainda para a formação de gelo ou geada, principalmente no norte e no centro do país.

Todos os distritos de Portugal (exceto o arquipélago dos Açores) estão a partir de hoje (5) sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas. O aviso amarelo alerta para situação de risco em determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

"Uma vasta região anticiclônica, localizada na região dos Açores e uma depressão sobre a Península Ibérica, vão continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente ao longo da próxima semana", afirmou o IPMA, em comunicado.

Locais mais frios

Os distritos de Bragança e Guarda serão os que deverão registrar as temperaturas mais frias em Portugal, sendo esperado que os termômetros registrem mínimas de -3º C. Em relação às máximas, os termômetros não deverão ultrapassar os 5º C nos distritos da Guarda e os 8º C em Bragança e Viseu.

Já Lisboa e Porto terão hoje máximas de 12º C, embora a mínima seja de 1ºC no Porto e 5º C na capital. Em Lisboa, a temperatura mínima cai ao longo da semana, sendo previsto 4º C para terça-feira e 3º C para quarta-feira. As máximas ficarão entre os 11 e 12 º C.

As temperaturas muito baixas levaram a Câmara de Lisboa a acionar um plano de contingência para a população sem-abrigo. As estações de metrô do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente estarão abertas durante a noite, a partir de hoje, às 19h (horário local), para receber pessoas desabrigadas. O Pavilhão Municipal Manuel Castelo Branco, localizado na freguesia de São Vicente, também estará aberto para proporcionar aos sem-abrigo espaços de higiene, comida e agasalhos.

No Porto, a Câmara avalia hoje a possibilidade de acionar o plano de contingência para os que dormem na rua, o que inclui, tal como em Lisboa, a abertura de estações de metrô e o fornecimento de agasalhos e comidas quentes.

O plano de contingência da Câmara de Lisboa em relação ao frio é ativado sempre que se verifiquem temperaturas mínimas de 3º C ou menos por dois dias consecutivos, mas os critérios podem ser alterados de acordo com a sensação térmica registrada.

De acordo com informações do site da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, sempre que a temperatura baixar para patamares de desconforto, ou até de algum risco de saúde, o município irá fazer um reforço "seja em nível dos centros de abrigo, seja das equipes de rua, reforçando a sua presença junto à população sem-abrigo, ou abrindo as portas (de estações) do metrô para que as pessoas possam pernoitar nesses espaços com algum conforto térmico". Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 4 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama CANTOR-BENÍCIO Há 3 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo Avião Há 3 Horas

Duas pessoas são encontradas mortas no trem de pouso de avião na Flórida

fama Saúde Há 21 Horas

Preta Gil continua na batalha contra o câncer: "Um dia de cada vez"

fama EDUARDO-PAES Há 4 Horas

Eduardo Paes promete 'fechar Copacabana' se Fernanda Torres ganhar o Oscar

tech Leis Há 19 Horas

Zuckerberg sobre fim da moderação na Meta: 'América Latina tem tribunais de censura'

fama THIAGO-NIGRO Há 22 Horas

Thiago Nigro desabafa nas redes sociais após críticas

tech Redes Sociais Há 16 Horas

Trump diz que Meta eliminou checagem por causa de suas ameaças

mundo EUA Há 4 Horas

Presos condenados à pena de morte recusam indulto de Biden

fama Paris Jackson Há 4 Horas

Paris Jackson revela ser viciada em heroína e álcool: “Quase perdi tudo"