Frente de esquerda prevê risco de prisão de Lula a partir do dia 19

Entre as ações previstas em defesa do ex-presidente estão a organização de uma greve de fome no Congresso e de um acampamento permanente em São Bernardo do Campo

© Paulo Whitaker/Reuters

Política Receio 05/02/18 POR Folhapress

Composta por movimentos de esquerda e PT, a Frente Brasil Popular distribuiu, nesta segunda-feira (5), um cronograma de ações para os meses de fevereiro e março contra a reforma da Previdência e em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Definido em reunião que contou com a participação da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), o cronograma aponta para o risco de prisão de Lula na semana do dia 19 de fevereiro.

PUB

A possibilidade de detenção é abordada em um capítulo intitulado "jornada nacional de luta contra o fim da aposentadoria e contra a perseguição a Lula". Nele, a frente registra como prioridades a mobilização contra a reforma da Previdência, "bem como a luta democrática contra a inabilitação e prisão de Lula".

"Tais lutas terão seus momentos decisivos na semana do dia 19 de fevereiro. No que tange à Previdência, existe a sinalização de votação no Congresso da reforma a partir dessa data. Bem como na mesma semana o TRF-4 poderá expedir o mandado de prisão do presidente Lula", diz a circular, programando uma jornada que vai do dia 19 ao dia 23.

+ Bolsonaro não acredita em disputa com Lula: 'Seria uma desmoralização'

A mobilização foi debatida em dois dias, na Escola Nacional Florestan Fernandes. Gleisi participou do encontro de 1º de fevereiro, no qual foi desenhado "um conjunto de ações para o próximo período, frente aos desafios da conjuntura". No dia 2 de fevereiro, a pauta foi o seminário do Congresso do Povo. Cerca de 130 pessoas estiveram presentes às reuniões.

Entre ações previstas, estão a organização de uma greve de fome no Congresso e de um acampamento permanente em defesa de Lula, em São Bernardo do Campo, cidade onde o ex-presidente mora. E também a realização de "uma campanha nacional de pichação e colagem de lambe (cartaz)".

Ainda segundo a circular, a agenda será articulada com as centrais sindicais e a Frente Povo sem Medo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 21 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad