Caiado: pedido de asilo de cubana será protocolado hoje

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) informou que deverá ser protocolado na tarde desta quarta-feira, 05, o pedido de refúgio da cubana Ramona Rodriguez, que abandonou o programa Mais Médicos por considerar as condições de trabalho inadequadas. Caiado esteve reunido com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir o tema. "O ministro garantiu que o procedimento é rápido e, no momento em que ele for protocolado, ela terá total garantia", disse.

© Agência Brasil

Política Deputado 05/02/14 POR Agencia Estado

O ministro afirmou, após a reunião, que a situação atual de Ramona por enquanto é legal. "Até agora, o Ministério da Justiça não recebeu nenhum pedido para cassação de seu passaporte." Justamente por isso, completou, nada impede que ela transite livremente pelo País. Além disso, se o pedido de refúgio for apresentado, ela poderá, até o julgamento da decisão, permanecer livremente no País.

PUB

"Ela é uma estrangeira em situação regular no País. Não há porque ser investigada ou grampeada", disse Cardozo. Ramona havia levantado a suspeita de que teria sido investigada e seu telefone teria sido grampeado pela Polícia Federal. Cardozo afirmou ter pedido uma investigação sobre essas denúncias. De acordo com ele, até o momento, não há nenhuma notícia de interferência. E, se algo for constatado, os responsáveis serão punidos. Cardoso colocou à disposição um delegado da corregedoria para ouvir o relato da médica.

A decisão sobre a situação de Ramona dificilmente será tomada antes de 23 de março. Depois de formalizado o pedido de refúgio, uma espécie de investigação será realizada, depoimentos e documentos serão coletados num processo para avaliação. A requisição é avaliada pelo Conselho Nacional de Refugiados (Conare), formado por um representante do MEC, um da Sociedade Civil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Trabalho, Polícia Federal, Ministério da Saúde e Comissão de Refugiados da ONU (que tem direito a voz, mas não a voto).

A primeira reunião do grupo deverá ser realizada dia 24 de fevereiro. O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, no entanto, considera difícil que até lá todos documentos e depoimentos tenham sido coletados. A reunião seguinte está marcada para fim de março. "Mas há uma fila a ser obedecida", informou o secretário. Segundo Abrão, de 1976 até hoje, foram concedidos 71 vistos de refúgio para cubanos. Outros cinco estão em avaliação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Musa dos Anos 90 Há 1 Hora

Musa dos anos 90, Regininha Poltergeist vende empadas nas ruas do Rio

politica Duque de Caxias Há 45 mins

PF acha celulares em freezer na casa de prefeito eleito do RJ

esporte Inglaterra Há 21 Horas

Jogador de futebol de 17 anos morre em campo durante partida

fama Novo Imóvel Há 20 Horas

Maíra Cardi mostra mansão que comprou de Neymar

brasil MORTE-AL Há 18 Horas

Turista morre após catamarã afundar durante passeio em Maragogi

fama DNA Há 50 mins

Revelado o resultado de exame de DNA do suposto filho de Leandro

fama MAIARA-MARAISA Há 21 Horas

Empresário de Maiara e Maraisa sofre acidente de carro em Goiânia

economia IBGE Há 21 Horas

Produção industrial cai em quatro dos 15 locais pesquisados pelo IBGE

brasil litoral de SP Há 18 Horas

Mulher tenta vender o próprio filho por R$ 1,2 mil em praia

fama Premiação Há 20 Horas

Fernanda Torres não é indicada ao Critics Choice Awards