© DR
Frases, mensagens ou ideias escondidas em publicidades ou filmes não influenciam o comportamento dos espectadores, diz o site Mental Floss, ainda que muitos acreditem que sim.
PUB
Atente-se que o site não descredibiliza qualquer esforço por parte dos publicitários, contudo, o efeito que as mensagens subliminares têm são de motivação e não consumo imediato. Como exemplo, estudo de 2002 feito com 81 estudantes, que foram expostos a mensagens como “sede” ou “seca” - mensagens subliminares para o consumo de água. Os resultados mostraram que o consumo de água verificou-se maioritariamente em quem já tinha sede, ou seja, havia uma vontade prévia à mensagem recebida.
Esta ideia vem refutar um suposto estudo de 1957 que, durante um filme, passou as mensagens “comer pipocas” e “beber coca-cola” e concluiu que o consumo destes produtos aumentou logo nos dias seguintes. Embora a gerência tenha comprovado que não houve qualquer estudo científico, a população continuou a acreditar no poder das mensagens subliminares.
Pelo contrário é a percepção subliminar que mais nos influencia já que, mesmo inconscientemente, reajamos a estímulo. Ou seja, estímulos que levam o ser humano a reagir mesmo que estejam abaixo do nível de consciência.
Em suma, as mensagens subliminares não nos fazem optar por um ou outro caso, mas apenas influenciar-nos a seguir um caminho sobre o qual já tenhamos interesse. Se for um amante de chocolate, uma mensagem subliminar no cinema não o fará, nunca, optar por pipocas.