Veja as doenças mais comuns que nos incomodam no dia a dia
Saiba quais são e como tratar essas doenças que prejudicam nosso bem estar.
As doenças que nos incomodam no dia a dia
Confira a galeria e veja quais são as doenças que nos afetam diariamente e como tratá-las!
© iStock
Doença: enxaqueca
A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça, que se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito.
© iStock
Doença: enxaqueca
As causas exatas da enxaqueca são desconhecidas, embora se saiba que elas estão relacionadas com alterações do cérebro e possuem influência genética.
© iStock
Doença: enxaqueca
Antes de iniciar o tratamento para enxaqueca, é necessário saber qual o seu fator desencadeante. No geral, o melhor é evitar esses desencadeadores e tomar o medicamento indicado pelo médico quando uma crise aparecer.
© iStock
Doença: hemorróidas
As hemorróidas são vasos sanguíneos de dimensões aumentadas, salientes, situados na parte distal do recto e ânus.
© iStock
Doença: hemorróidas
São muitas as causas das hemorróidas, têm sido apontados como fatores favorecedores a idade, o esforço para evacuar, a gravidez, a diarreia, a posição sentada por longos períodos e outros.
© iStock
Doença: hemorróidas
Os sintomas ligeiros podem ser aliviados de uma forma simples pela mudança dos hábitos alimentares, aumentando a quantidade de fibras e líquidos na dieta, o que eliminará o esforço excessivo na hora de evacuar. Em caso de dor, faça um banho de assento em água quente por 10 minutos, o que aliviará a inflamação.
© iStock
Doença: furúnculo
Um furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central que indica a presença de pus.
© iStock
Doença: furúnculo
É geralmente causado pela bactéria Staphylococcus aureus, um tipo bastante comum e que pode ser encontrado na pele e dentro do nariz. No entanto, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos presentes na superfície da pele.
© iStock
Doença: furúnculo
É possível tratar de pequenos furúnculos em casa, aplicando compressas quentes para aliviar a dor e favorecer a drenagem natural da lesão.
© iStock
Doença: apneia do sono
A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema.
© iStock
Doença: apneia do sono
Os principais fatores de risco para apneia obstrutiva do sono são: excesso de peso, circunferência do pescoço, estreitamento das vias aéreas, histórico familiar, etnia, álcool, alteração hormonal, congestão nasal, distúrbios cardíacos e AVC ou tumor cerebral.
© iStock
Doença: apneia do sono
O principal objetivo do tratamento de apneia do sono é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono.
© iStock
Doença: pneumonia
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e que pode afetar a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios.
© iStock
Doença: pneumonia
Os fatores de risco da pneumonia são: fumo, álcool, ar-condicionado e mudanças bruscas de temperaturas.
© iStock
Doença: pneumonia
O tratamento da pneumonia requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias.
© iStock
Doença: asma
É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados.
© iStock
Doença: asma
Não se sabe exatamente o que provoca a asma, uma vez que cada pessoa apresenta uma sensibilidade a gatilhos diferentes. Os gatilhos mais comuns da asma são entre outros: poluição, poeira, cigarro, pólen, mofo e fumaça.
© iStock
Doença: asma
Prevenção e controle são a chave para impedir que os ataques de asma comecem. As medicações de uso contínuo servem para minimizar a sensibilidade e a inflamação as quais os brônquios da pessoa asmática estão sujeitos.
© iStock
Doença: diarreia
A diarreia é uma doença muito comum que consiste na evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controle.
© iStock
Doença: diarreia
A causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no organismo. Também pode ser causada por intoxicação alimentar e por alguns medicamentos, como antibióticos, laxantes que contenham magnésio e quimioterapia.
© iStock
Doença: diarreia
O tratamento para diarreia é geralmente feito em casa, por meio da ingestão de líquidos, a fim de evitar desidratação.
© iStock
Doença: gripe
A gripe, também conhecida como vírus influenza, é altamente contagiosa e facilmente transmitida de pessoa para pessoa.
© iStock
Doença: gripe
A gripe é causada por um vírus RNA que infeta a respiração e é transmitido por contato direto ou por gotículas de saliva.
© iStock
Doença: gripe
Aqueles que não se encontram no grupo de risco, podem recuperar naturalmente da gripe. O descanso e a ingestão de líquidos são recomendados, enquanto o corpo combate os sintomas naturalmente.
© iStock
Doença: estresse
O estresse é um sintoma muitas vezes indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, e pode ser motivado por diversos motivos diferentes.
© iStock
Doença: estresse
Uma pessoa pode se sentir estressado em alguns momentos importantes de sua vida, motivada, possivelmente, por ansiedade, apreensão e preocupação, como por exemplo: começar em um emprego novo ou escola nova;
mudar para uma casa nova; casar; ter um filho; terminar um relacionamento; e trabalho em excesso.
© iStock
Doença: estresse
Para aliviar o estresse é fundamental: se alimentar de forma balanceada, praticar atividades físicas; rir mais; ter uma vida sexual ativa e saudável; dormir bem; respirar direito; e deixar um pouco o celular de lado.
© iStock
Doença: sinusite
A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
© iStock
Doença: sinusite
A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos.
© iStock
Doença: sinusite
Alguns tratamentos são recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite como: solução salina, corticoides nasais, corticosteroides orais ou injetáveis, descongestionantes, antibióticos e cirurgia.
© iStock
Médico
Em todos os casos, por mais simples que possam parecer, é imprescindível que se procure um médico, pois só ele saberá o melhor tratamento para você.
© iStock
Lifestyle
Dicas
01/03/18
POR Notícias Ao Minuto
Nosso cotidiano corrido, estressante, cheios de problemas para resolver, mudanças climáticas, hábitos que não são saudáveis, uma alimentação não balanceada e o cigarro (entre outros fatores) podem acarretar doenças um tanto corriqueiras no nosso dia a dia.
Confira a galeria e veja quais são as doenças que nos afetam diariamente e como trata-las!
Leia Também: Descubra por que temos pesadelos à noite
PARTILHE ESTA NOTÍCIA