© REUTERS
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (6) que não irá convidar para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang os 15 atletas russos absolvidos da acusação de doping pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).
PUB
Segundo o comunicado emitido pela entidade, mesmo que as penas tenham sido retiradas, a decisão de sua comissão de rejeitar a participação dos 15 russos foi unânime.
"Após as análises detalhadas realizadas pelo Painel, seus membros observaram que há elementos adicionais e/ou evidências que não podem ser consideradas pela Comissão Oswald do COI", informou o comitê internacional.
O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, afirmou em suas redes sociais que a decisão do COI é "vergonhosa", além de "injusta e ilegal, amoral e politizada".
Já Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, Vladimir Putin, lamentou a exclusão dos atletas, afirmando que a "decisão do CAS provou que tais suspeitas não tinham motivos".
Na quinta-feira (1), por "evidências insuficientes", o CAS anulou as penas de 28 atletas russos punidos por doping. Parte deles, por conta de seus bons índices, tiveram esperanças de participarem dos Jogos em PyeongChang, que começarão na sexta-feira (9).
No entanto, além de não poder contar com alguns de seus atletas, a Rússia foi parcialmente banida dos Jogos Olímpicos de Inverno, por causa do escândalo de doping no país, e participará da competição sob bandeira neutra.(ANSA)