Descubra quais mistérios a Stonehenge guarda
O sítio arqueológico pré-histórico no sul da Inglaterra é um tanto misterioso e há alguns estudos que comprovam isso.
Descubra que mistério Stonehenge guarda
Confira a galeria e descubra quais são as teorias que envolvem a finalidade da construção de Stonehenge!
© iStock
Monumento
Stonehenge é um monumento pré-histórico constituído por um grande círculo de pedras.
© iStock
Localização
Stonehenge fica localizado na Planície de Salisbury, a 130 km do sudoeste de Londres.
© iStock
Curiosos
Este monumento há muito tempo atrai tanto arqueólogos quanto o público em geral.
© iStock
Visitantes
Atualmente, Stonehenge recebe mais de um milhão de visitantes por ano.
© iStock
Mistérios
Stonehenge envolve muito mais mistérios do que respostas precisas sobre sua existência e sua intrigante ligação com o mago Merlin e Charles Darwin.
© iStock
Sua construção
Por volta de 3000 a.C., foi feita uma terraplenagem circular no local, que consistia em uma vala com uma margem interior e exterior.
© iStock
Buracos de Aubrey
Dentro dessa vala, havia 56 buracos, que ficaram conhecidos como os Buracos de Aubrey, em homenagem ao antiquário John Aubrey, que os identificou em 1666.
© iStock
Cremações
Arqueólogos acreditam que o Stonehenge foi um local de 150 ou mais cremações, de aproximadamente 3000 a 2300 a.C. E ele era conhecido como o maior cemitério britânico da época.
© iStock
Cemitério
Isso porque, no local, foram descobertas 56 covas contendo os corpos cremados de ao menos 64 pessoas que viveram durante o período Neolítico.
© iStock
Pedras de Stonehenge
Os dois tipos de pedras no centro do monumento, os sarsens grandes e as pedras azuis pequenas, chegaram ao local por volta de 2500 a.C e foram moldadas com técnicas para esculpir pedras e dispostas organizadamente.
© iStock
Anel de Stonehenge
A fase final da construção foi um anel de poços, atualmente chamado de buracos Y, cavados entre 1600 a.C. e 1.500 a.C.
© iStock
Buracos "sem" finalidade
Pesquisadores não sabem ao certo se os buracos Y e Z tinham alguma finalidade. Também não se sabe por quanto tempo Stonehenge foi usado depois que os buracos Y foram cavados.
© iStock
Enigmas
Dentre os enigmas remanescentes sobre Stonehenge está o de como as enormes pedras foram transportadas para o local.
© iStock
Transporte das pedras
Supõe-se que as pedras sarsen, de mais ou menos 25 toneladas, foram trazidas de Marlborough Downs, cerca de 20 km ao norte.
© iStock
Carregando toneladas
As pedras azuis, que pesam entre 2 a 5 toneladas, foram levadas ao Stonehenge de Preseli Hills, no oeste do País de Gales, a mais de 240 km de distância.
© iStock
Transportando por terra e água
Alguns arqueólogos acreditam que homens transportaram as pedras azuis sobre a água e a terra para o Stonehenge, embora se acredite também que essas pedras possam ter sido carregadas por geleiras.
© iStock
Teste
Em 2000, um grupo galês chamado Menter Preseli fez a tentativa de usar somente ferramentas e métodos da Idade da Pedra para recriar a viagem pré-histórica das pedras azuis.
© iStock
Projeto abandonado
Porém, vários problemas surgiram no caminho, incluindo o roubo do trenó. No final, o projeto acabou sendo abandonado.
© iStock
Dono de Stonehenge
Na Idade Média, o Stonehenge era de propriedade privada e no final do século XIX, o local atraia multidões de visitantes. Então, o dono da propriedade, Sir Edmund Antrobus, resistia aos apelos para vender a propriedade ao governo britânico.
© iStock
Visita corada
E, no início do século XX, o filho de Antrobus colocou uma cerca em volta do monumento e começou a cobrar um valor de entrada para os visitantes.
© iStock
Stonehenge foi leiloado
Em 1915, depois que o filho de Antrobus foi morto na Primeira Guerra Mundial, o Stonehenge foi leiloada e Cecil Chubb arrematou a propriedade por 6.600 libras. Três anos depois, Cecil Chubb doou o Stonehenge ao governo.
© iStock
Teorias que envolvem Stonehenge
Os construtores do Stonehenge não deixaram nenhum registro em escrito, e, por isso, muito se especula sobre sua existência. No início do século XII, Geoffrey of Monmouth, uma das primeiras pessoas a escrever sobre o local, afirmou que ele foi erguido como um memorial para centenas de britânicos que foram massacrados pelos saxões.
© iStock
Teorias que envolvem Stonehenge
Segundo Geoffrey, o mago Merlin teria supostamente determinado que as pedras fossem obtidas no Giants’ Ring, um círculo de pedras com poderes mágicos de cura, situado na Irlanda.
© iStock
Teorias que envolvem Stonehenge
Outra teoria, sugerida por John Aubrey e pelo arqueólogo do século XVIII William Stukeley, diz que o Stonehenge foi construído como um templo druida e os druidas atuais o veem como um local sagrado.
© iStock
Teorias que envolvem Stonehenge
Outra teoria, introduzida nos anos 60, afirma que o Stonehenge foi um computador astronômico usado para prever eclipses.
© iStock
Teorias que envolvem Stonehenge
Em 2008, arqueólogos sugeriram que o Stonehenge era um centro de cura, uma versão pré-histórica de Lourdes, que atraía pessoas enfermas e feridas.
© iStock
Teorias que envolvem Stonehenge
Hoje em dia, muitos acreditam que o Stonehenge é uma plataforma de aterrissagem para antigos alienígenas.
© iStock
Darwin e seus estudos
Em 1877, o naturalista Charles Darwin viajou para o Stonehenge em busca de fazer uma pesquisa sobre minhocas. Durante sua visita, Darwin observou como uma pedra caída no monumento se afundava cada vez mais no chão como resultado da ação de criaturas inferiores, que se agitam continuamente no solo.
© iStock
Darwin e seus estudos
A pesquisa de Darwin foi incluída no que seria seu último livro, “The Formation of Vegetable Mould Through the Action of Worms”.
© iStock
Mundo
História
09/03/18
POR Notícias Ao Minuto
O sítio arqueológico pré-histórico, localizado nas planícies de Salisbury, Wiltshire ao sul da Inglaterra, intriga milhares de pessoas ao redor do mundo com seus mistérios ainda desconhecidos.Confira a galeria e descubra quais são as teorias que envolvem a finalidade da construção de Stonehenge!
Leia Também: Passageira ameaça assistente de bordo por ficar ao lado de bebê
PARTILHE ESTA NOTÍCIA