© REUTERS/Simon Dawson
As autoridades britânicas esperam remover, ainda nesta segunda-feira (12), uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada no aeroporto London City, em Londres. A descoberta do artefato forçou o cancelamento de dezenas de voos. A bomba não detonada, que pesa meia tonelada e tem cerca de 1,5 metros de comprimento, foi achada na madrugada de domingo - em uma doca do Rio Tâmisa, durante obras de ampliação do aeroporto, um dos cinco em funcionamento na capital britânica.
PUB
+ Carnaval de Lisboa é agitado por blocos brasileiros
Mergulhadores da Marinha Real e da Polícia Britânica começaram a tentar remover a bomba do lodo, e depois tentarão fazê-la flutuar e removê-la da área. A expectativa é que tudo isso seja feito a tempo da reabertura do aeroporto nesta terça-feira (13).
"O momento da remoção depende das marés, no entanto, nesta fase, estimamos que a remoção do dispositivo da localização será completada até amanhã [terça-feira] de manhã", adiantou a polícia.
Um perímetro de segurança de 214 metros foi montado, ao final do domingo, resultando no fechamento do aeroporto e a retirada de todos os trabalhadores e residentes da zona a Leste da cidade.
O London City é o menor dos cinco aeroportos internacionais de Londres, por onde passaram, em 2017, cerca de 4,5 milhões de passageiros, sobretudo com destino a cidades "de negócios", como Frankfurt, Luxemburgo, Bruxelas ou Nova York. O aeroporto está localizado perto de zonas portuárias do Leste de Londres, uma área que foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Com informações da Lusa.