Três cidades paulistas decretam estado de emergência após temporais

No interior paulista, a cidade de Valparaíso também decretou estado de emergência depois dos estragos causados pelas chuvas

© DR

Brasil mau tempo 15/02/18 POR Estadao Conteudo

As prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, decretaram estado de emergência depois de as cidades serem atingidas por temporais entre a noite de quarta, 14, e a madrugada desta quinta-feira, 15. Outras duas cidades da região, Caraguatatuba e Ubatuba, entraram em estado de atenção. No interior paulista, a cidade de Valparaíso também decretou estado de emergência depois dos estragos causados pelas chuvas.

PUB

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), em 24 horas choveu 265 milímetros em São Sebastião, volume superior ao esperado para todo o mês. Os rios que cortam a cidade transbordaram, arrastando carros e postes. O alagamento atingiu a área central. Um grande muro desabou na Vila Amélia, mas ninguém ficou ferido.

Na manhã desta quinta, cerca de 50 pessoas desabrigadas foram levadas para a Escola Municipal de Topolândia. As aulas na rede municipal foram suspensas e os prédios, destinados ao atendimento de famílias desalojadas. Houve queda de árvores e deslizamentos - um deles interditou, à noite, a rodovia Rio-Santos.

Em Ilhabela, vários bairros ficaram alagados e uma casa ruiu parcialmente no Morro do Cemitério. Cerca de 30 moradores foram removidos das áreas com deslizamentos no Morro do Canta Galo e levados para um abrigo municipal.

A Defesa Civil contabilizou 40 pessoas desalojadas em Caraguatatuba, também atingida pelo temporal, causando o transbordamento de córregos nos bairros Perequê-Mirim e Travessão. O centro esportivo do Jardim Britânia foi transformado em abrigo. Em Ubatuba, houve alagamentos em oito bairros.

No interior, a prefeitura de Valparaíso decretou estado de emergência após o temporal que alagou parte da cidade nesta quarta. Dezenas de casas e três escolas municipais foram invadidas pelas águas. As aulas foram suspensas e só serão retomadas na segunda-feira. A rodovia Péricles Belini (SP-461) foi interditada depois que a estrutura de uma ponte cedeu entre as cidades de Votuporanga e Cardoso. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável

politica Redes Sociais 22/12/24

Encontro de Eduardo Leite com Cate Blanchett viraliza