© Reuters
Um eclipse solar parcial, que ocorre nesta quinta-feira (15), poderá ser observado na região Sul do Brasil. Quem mora no Rio Grande do Sul vai poder entrar em contato com o fenômeno no fim da tarde - o ápice será às 18h51.
PUB
O eclipse ocorre quando o sol se esconde atrás da lua. Para isso, é necessário que o sol e a lua estejam alinhados com a Terra. Vale notar que o eclipse não será tão marcante quanto o do dia de 21 de agosto de 2017, já que o fenômeno vai ocorrer apenas de forma parcial desta vez.
Saiba que são necessários alguns cuidados para observar o eclipse, pois o fenômeno pode causar problemas irreversíveis à visão. O jornal 'O Globo' diz é preciso sempre usar algum tipo de proteção nos olhos.
A forma mais segura para proteger os olhos é observar o eclipse por meio de uma projeção. Para isso, abra um pequeno buraco em uma caixa de papelão e o direcione para o Sol. De acordo com a reportagem, a luz vai penetrar neste orifício e vai projetar uma imagem do fenômeno.
Saiba que se for observar com óculos escuros, telescópios, câmeras ou binóculos é preciso ter filtros especiais.*Ilustração: MEC / Pedro S. Baldessar (UTFPR)