© Visual Hunt
A ciência está em todas as áreas, e a cozinha não é exceção, ainda que os dotes culinários sejam algo que alguns possuam naturalmente e outros, enfim, raramente brilhem por mais à risca que sigam uma receita.
PUB
Apesar disso, e para diminuir as falhas nos pratos que prepara, há técnicas a seguir. Algumas são passadas de geração em geração, como ‘segredos de família’, mas outras surgem por estudiosos que analisam a culinária como um método preciso. Foi o caso de um grupo de estudantes que encontrou a forma perfeita de assar batatas no forno através de uma fórmula matemática.
O processo é simples, e passa por expor a maior área possível da batata, algo que se consegue ao cortá-las em ângulos de 30 graus (corte ao alto e novamente cada uma das metades da mesma forma). Como explicam ao Lavanguardia, “ao aumentar a área de superfície, as batatas ficam muito mais crocantes”.
O método é simples, e embora possa parecer exagerado submeter algo como ‘cozinhar batatas’ a um estudo matemático, a verdade é que raramente se pensa nestes pormenores quando se cozinha. Para comprovar a sua teoria, os estudantes apresentaram, no âmbito escolar, o seu prato de batatas no forno a um grupo de chefs profissionais.