© Reuters / Joe Skipper
A Space X fará um lançamento do foguete reutilizável Falcon 9, previsto para esta quarta-feira (21), para levar dois satélites experimentais que darão início a um plano ambicioso de banda larga em escala global. O projeto é conhecido informalmente como "Starlink".
PUB
Inicialmente, o lançamento dos protótipos Microsat-2a e Microsat-2b estava previsto para o último sábado (17). No entanto, a agência espacial de Elon Musk anunciou que a tripulação precisou de “tempo extra para fazer os ajustes finais”. O site 'Techmundo' informou que o sistema espanhol de radar, PAZ, também será levado ao Espaço.
De acordo com o 'Techtudo', a missão "Starlink" visa criar uma constelação de 12 mil satélites em órbita em dois níveis de distância da Terra - um operando a 1.120 km de altitude e outro a 320 km, em frequências diferentes. Estima-se que a velocidade seja equivalente ao que é esperado de uma rede 5G, alcançando a casa dos gigabits (1 Gb/s).
O presidente da Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai, informou que esta "constelação" de satélites é importante para aqueles que "vivem em meios rurais ou lugares onde os cabos de fibra ótica não chegam”.
Leia também: Por que evitar o teste do Facebook que muda foto para gênero oposto