© Reprodução/Facebook
Após encontrar uma baleia azul morta na praia de Ponta Delgada, extremo sul do Chile, um grupo de turistas causou revolta entre a população chilena. Isto porque cerca de 50 visitantes se reuniram em torno do animal pra tirar fotos e resolveram riscar o corpo da baleia com uma pedra. Conforme relata o jornal O Dia, eles teriam até mesmo montado e chutado o cadáver, dando origem a uma polêmica no país desde o último sábado (17).
PUB
Pesquisadores relataram que a baleia já havia chegado morta à praia no dia do incidente. Embora a causa da morte ainda seja desconhecida, a suspeita é que ela tenha morrido por conta de inanição.
+ Bactéria que 'come cérebro' provocou morte de criança na Argentina
A atitude dos turistas, enquadrada como vandalismo pelos meios de comunicação locais e condenada por internautas, provocou um debate sobre ignorância e desrespeito à fauna marinha.
Ainda segundo O Dia, a Marinha chilena chegou a estabelecer um cordão de isolamento no local onde a baleia foi encontrada para possibilitar que os especialistas estudassem o corpo. O animal é o maior tipo de baleia existente, cuja aparição na região do Estreito de Magalhães, extremo-sul da América do Sul, é considerada rara.
Una ballena azul de 21 Mts varo en el sector de Punta Delgada, a 117 kms de Punta Arenas, el cetáceo estaba rayado con dedicatorias, cortes profundos en su piel y dos mujeres fotografiándose encima de su cuerpo #RespetoAnimal pic.twitter.com/l3GoWuSShq
— Rodrigo Saavedra (@rodrigo_sm) 18 de fevereiro de 2018