Número ruim do varejo afetará PIB do 4º trimestre

A surpresa negativa no resultado das vendas no varejo em 2013, divulgado nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve fazer com que o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre venha mais fraco do que o esperado, afirmou o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luis Otávio Leal.

© Reuters

Economia ABC 13/02/14 POR Agencia Estado

"O resultado do varejo ampliado foi muito ruim e é o usado para fazer as projeções. Sem dúvida, vai causar uma revisão razoável no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) e, consequentemente, afetar a expectativa do PIB do quarto trimestre", disse o economista.

PUB

A expectativa de alta de 0,10% no PIB do último trimestre de 2013 na margem pode ser revista e o economista não descarta um resultado negativo. "Isso significaria uma recessão técnica, com dois trimestres seguidos de queda", apontou Leal. No terceiro trimestre, o PIB brasileiro caiu 0,5% na comparação com o segundo. "Depois de quedas de 3,5% na produção industrial e 1,5% no varejo ampliado, é difícil ficar otimista", disse Leal, em referência aos dados de comparação de dezembro ante novembro.

O economista-chefe do ABC Brasil destacou que o mais surpreendente foi o resultado ruim do varejo na comparação anual, principalmente no ampliado, que engloba veículos e materiais de construção. "Por causa das medidas de incentivo, como a redução do IPI, os dados são mais difíceis de projetar porque há um deslocamento de demanda. Mas dessa vez o dado na comparação anual também veio muito ruim. Então não foi um problema de sazonalização", comentou, destacando as vendas de veículos e de móveis e eletrodomésticos como resultados que chamam a atenção porque estão ligados a incentivos do governo.

O que mais surpreendeu, de acordo com ele, foi a queda de 3,4% nas vendas de veículos em dezembro, de acordo com o IBGE. "Se em dezembro os dados que tínhamos de veículos eram bons e no varejo do IBGE vieram ruins, imagine em janeiro, mês em que os dados já se apresentaram ruins", comentou.

A projeção do economista para o PIB de 2013 é 2,10%, o que não deve ter uma grande alteração mesmo se a atividade do quarto trimestre vier mais fraca do que o esperado. "A diferença será para 2014, com o carrego estatístico. Quanto pior o dado do quarto trimestre, pior será o PIB de 2014."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 20 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 17 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 21 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo