Ministro do Trabalho diz que política de informação vai agilizar atendimentos

A nova Política de Segurança da Informação e das Comunicações (Posic) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai contribuir para agilizar o atendimento ao público em serviços como o fornecimento de carteiras de Trabalho, além de aumentar a proteção às informações institucionais. A garantia foi dada hoje (13) pelo ministro Manoel Dias, durante a apresentação da estratégia.

© Agência Brasil

Política Manoel Dias 13/02/14 POR Agência Brasil

Segundo Manoel Dias, a emissão de uma Carteira de Trabalho demora atualmente 30 dias, “o que é um escândalo”. Ele explicou que a nova Posic é resultado de ações que vêm sendo feitas desde 2008 pela pasta e que resultaram na criação de uma cartilha com as diretrizes estratégicas, responsabilidades e competências relativas ao uso de dados, informações e documentos no órgão.

PUB

O ministro ressaltou ainda que o MTE trabalha com a preocupação de dar às atividades institucionais “transparência total, como a melhor maneira de combater a corrupção”. Outro ponto importante da Posic, segundo ele, é a economia interna, com a eliminação de papel graças à implantação da fiscalização eletrônica ainda no primeiro semestre de 2014, pois “no ano passado, gastamos 70 milhões de folhas de papel só na área de imigração”.

O evento teve a participação de Raphael Mandarino Junior, diretor do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Ele abordou o tema Segurança da Informação e Comunicação na Administração Pública Federal: Importância e Desafios a Superar.

Mandarino disse que, no Brasil, existem 320 grandes redes de comunicação na administração pública e que elas sofrem 2.500 ataques cibernéticos por hora, cujo principal objetivo é o roubo de informações. Para combater esses ataques, há 200 equipes de técnicos espalhadas pelo país. A maioria dos ataques, segundo Mandarino vem de países do Leste Europeu e do Sudeste Asiático.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS-APOSENTADORIA Há 22 Horas

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

mundo Viral Há 15 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama Cássia Kis Há 22 Horas

Cássia Kis arma 'barraco' com jovens de biquíni em supermercado

tech Meta Há 19 Horas

Meta encerra checagem de fatos e foca em liberdade de expressão nas redes

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Maíra Cardi fala sobre polêmica com foto de feto

mundo Tibete Há 23 Horas

Número de vítimas do terremoto de 6.8 no Tibete sobe para 95 mortos

fama MÁRCIA-DANTAS Há 18 Horas

Demitida do SBT, Márcia Dantas chora de tristeza

mundo Avião Há 18 Horas

Duas pessoas são encontradas mortas no trem de pouso de avião na Flórida

fama Atriz Há 23 Horas

Vivi 95 anos para ver isso, diz Fernanda Montenegro sobre prêmio de Fernanda Torres

fama Saúde Há 16 Horas

Preta Gil continua na batalha contra o câncer: "Um dia de cada vez"