© REUTERS/Ammar Awad
As autoridades dos Estados Unidos planejam abrir embaixada em Jerusalém em maio deste ano, informaram fontes diplomáticas à jornalista norte-americana Michele Kelemen. O Departamento de Estado planeja, supostamente, inaugurar a nova embaixada em Jerusalém em maio deste ano, coincidindo com o 70º aniversário de Israel, de acordo com as fontes diplomáticas.
PUB
+ Tiroteio em universidade dos Estados Unidos deixa dois feridos
"Inicialmente, será apenas o embaixador e uma pequena equipe em um complexo que atualmente abriga operações consulares", escreveu a jornalista Michele Kelemen em sua conta no Twitter.
Já o ministro de Transportes e Inteligência de Israel, Israel Katz, confirmou os rumores sobre a transferência da embaixada e felicitou Donald Trump "por sua decisão de mudar a embaixada dos EUA. para a nossa capital no 70º Dia da Independência de Israel".
"Não há presente maior do que isso! A medida mais justa e correta, obrigado amigo!", comemorou Kutz. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em dezembro a controvertida decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel prometeu instalar a embaixada dos EUA naquela cidade.
O anúncio da Casa Branca cumpriu uma das promessas da campanha de Trump, por um lado, e derrubou uma posição defendida por décadas na política externa dos EUA sobre a cidade. Jerusalém Ocidental sedia o governo de Israel, mas os palestinos vêem Jerusalém Oriental como a capital de um futuro estado palestino. Por essa razão, todos os presidentes dos Estados Unidos, desde a fundação de Israel em 1948, mantiveram a embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv. Com informações da Sputnik News Brasil.