Homicídios e roubos caem em São Paulo; estupros aumentam

A Secretaria da Segurança Pública comemorou a redução da maioria dos índices, e ponderou a alta nos crimes de violência sexual

© PixaBay

Justiça Índice 23/02/18 POR Estadao Conteudo

Indicadores de homicídio, latrocínio, roubo e roubo de veículo apresentaram redução em janeiro deste ano no Estado de São Paulo em comparação com o mesmo mês do ano passado. Na contramão dessa diminuição, os casos de estupro apresentaram alta de 15,53%, chegando a 1.304 registros nos primeiros 31 dias de 2018. A Secretaria da Segurança Pública comemorou a redução da maioria dos índices, e ponderou que a alta nos crimes de violência sexual se deve a um maior incentivo a realização de denúncias.

PUB

As estatísticas mensais foram divulgadas nesta sexta-feira, 23, na sede da secretaria, no centro de São Paulo. Os casos de homicídio doloso no Estado diminuíram 6,76%, passando de 281 para 262 mortes. É a menor quantidade de assassinatos em um mês de janeiro desde 2001, e a quarta queda seguida no indicador. Em janeiro de 2001, por exemplo, aconteceram 1.109 homicídios, número que vem caindo desde então.

+ Líder do PCC morto em SP é suspeito de participar da morte de Gegê

Os roubos em geral caíram 12,47%, de 26.438 para 23.141 registros. Os roubos contra cargas também diminuíram em 12,2%, de 844 para 741 assaltos dessa natureza. E com 4.530 casos em janeiro, os roubos de veículo tiveram queda de 23,18%, sendo o menor número desde 2008. O roubo seguido de morte, o latrocínio, passou de 39 casos para 23.

A quantidade de estupros registrados apresentou alta em todas as regiões do Estado. No total, chegaram a 1.304 crimes. Na capital, a alta foi de 13,7% no mês; na Grande São Paulo, crescimento de 43%; e no interior, alta de 8,26%. "Venho falando que isso se deve a campanhas de incentivo para o registro desse tipo de crime", disse o secretário da Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho. "Queria reforçar que cerca em cerca de 80% dos casos as pessoas (vítima e criminoso) se conhecem, o que torna difícil a prevenção. Já os crimes que fogem dessa regra, pedimos que a denúncia continua acontecendo. É um agressão que causa repulsa em toda a sociedade." Com informações do Estadão Conteudo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio