© Reuters
A Síria irá continuar a operação antiterrorista em seu território, incluindo em Ghouta Oriental. De acordo com Damasco, estas ações não se enquadram na Resolução 2401 do Conselho de Segurança da ONU, que prevê o cessar-fogo durante 30 dias.
PUB
"Nós demos claramente a entender que essa resolução abrange todo o território da Síria, incluindo Afrin e aqueles territórios onde os EUA estão operando", assinalou o representante permanente da Síria na ONU em Genebra, Hussam Edin Aala.
+ Putin assina novo programa estatal de armamento russo
"A segunda questão é que a resolução não é aplicada às ações contra o Daesh e a Frente al-Nusra [duas organizações terroristas proibidas na Rússia e em vários outros países], o que significa que as operações contra estes grupos não foram proibidas", explicou.
O representante frisou que a Síria está realizando operações militares contra os grupos mencionados, inclusive em Ghouta Oriental.
Anteriormente, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a Resolução 2401, que estabelece que as partes envolvidas no conflito armado sírio devem parar de combater e aderir a uma pausa de 30 dias na Síria para garantir que as entregas de ajuda humanitária à área sejam seguras e que os civis feridos possam ser evacuados. Ao mesmo tempo, o regime de cessar-fogo não abrange os esforços militares contra grupos terroristas. Com informações do Sputnik.