© Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro-chefe do gabinete de segurança institucional da Presidência general Sérgio Etchegoyen explicou a ação do Exército de fotografar favelas no Rio de Janeiro. Segundo ele, o Exército não está fichando os moradores.
PUB
"O que as Forças Armadas estão fazendo é, com o sistema de segurança do Rio de Janeiro, identificar e mandar para o centro de controle aquela imagem, para verificar se corresponde à carteira. Ninguém está sendo fichado", disse em entrevista à rádio Gaúcha.
Etchegoyen se referia às fotos de moradores das comunidades Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que foram tiradas por militares durante operação realizada na última sexta-feira (23).
Sobre o novo ministério da Segurança Pública, que terá Raul Jungmann (atual ministro da Defesa) como titular, o general afirmou que será uma pasta composta por instituições que já existem. "Reúne instituições que já existem: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal,Secretaria Nacional de Segurança Pública... São estruturas que já existem. Elas passarão para o comando da nova pasta. Não se cria nenhum novo cargo", disse Etchegoyen.