© Divulgação
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) apresenta durante o mês de março, no Rio de Janeiro, uma mostra da mais nova safra de filmes brasileiros dirigidos por mulheres.
PUB
As sessões ocorrem na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). A entrada é gratuita, com distribuição de senha uma hora antes do evento.
A primeira sessão do evento é nesta quinta-feira, 1º de março, com o tema 'O Audiovisual Contra a Violência e a Intolerância de Gênero'. Serão exibidos o curta 'Tentei', de Laís Melo, e o longa 'Legítima defesa' (foto), de Susanna Lira. Participam do debate após a sessão, Susanna Lira e Leda Stopazzolli, diretora e produtora de 'Legítima Defesa'; Kenia Maria, atriz, roteirista e defensora da ONU dos direitos das mulheres negras no Brasil; e Heloisa Melino, advogada, ativista e pesquisadora em Direitos Humanos, Sociedade e Arte.
Durante o mês haverá ainda exibições dos filmes 'Bixa Travesty', premiado no Festival de Berlim 2018; 'Mormaço', que participou do Festival de Roterdã e do Festival de Berlim, 'Animal cordial', selecionado para o Festival de 2017; e 'Café com canela', exibido no Festival de Roterdã.
+ Morre Lewis Gilbert, diretor de três filmes da franquia 'James Bond'
O projeto faz parte da série 'Produção em Tela', criada pela Ancine em 2017, cujo objetivo é a exibição exclusiva de filmes nacionais que obtiveram financiamento público, seguidas de debates com as equipes técnicas, destacando questões relacionadas à produção. Veja a programação completa no site da agência.