© Reuters
A tripulação da cápsula que regressou da Estação Espacial Internacional é composta pelo cosmonauta russo Alexandr Misurkin e pelos astronautas norte-americanos da NASA Mark Vande Hei e Joseph Acaba.
PUB
A Soyuz tocou a Terra às 08:38, na região a sudeste da cidade de Zhezkazgan, Cazaquistão, tal como estava programado.
"Os três tripulantes encontram-se bem", comunicou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia depois da intervenção das equipes de emergência que se encontravam no local da aterrissagem.
Misurkin, Vande Hei e Acaba regressaram à Terra depois de terem cumprido uma missão de 168 dias.
Na Estação Espacial Internacional permanecem três tripulantes: o russo Anton Shkaplerov, o norte-americano Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.
A Estação Espacial Internacional é um projeto de 150.000 milhões de dólares (mais de 550 milhões de reais) em que participam 16 países e está composta por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.
A órbita da plataforma é periodicamente elevada com a ajuda de propulsores que se encontram acoplados aos módulos porque perde entre 100 a 150 metros de altura todos os dias devido à gravidade e à atividade solar, entre outros fatores. Com informações da Agência Lusa.