© Reprodução
A Caixa Cultural traz para Brasília a primeira edição do Festival Internacional de Animação e Interatividade (InterAnima), de 2 a 4 de março. O festival conta com 56 produções, entre curtas e longas-metragens, brasileiros e de outros 25 países, além de filmes em realidade virtual, experiências imersivas e palestras com profissionais da animação, tecnologia e games. A entrada é franca.
PUB
Para estimular e difundir a produção audiovisual no Distrito Federal, o InterAnima terá uma seleção de filmes que privilegia diferentes técnicas, temáticas e nacionalidades. O Festival está dividido em 10 mostras, com uma programação composta por animações autorais que se destacaram em recentes apresentações no Brasil e no exterior. Para essa edição, a curadoria privilegiou produções dirigidas por mulheres, resultando na programação com a presença de 22 animadoras.
+ Após show no Rock in Rio, IZA e CeeLo Green farão turnê juntos
As Mostras Internacionais e a Mostra Brasil contam com filmes que abordam temas como existencialismo, relações sociais, familiares, políticas, amorosas e ainda o abstrato e o poético. Já a Mostra Desejo e Obsessão terá produções que ressaltam a sexualidade. Para o público surdo, o Festival conta com a Mostra Surdocine, enquanto as crianças poderão ver filmes animados nas Mostras Infantis.
A homenageada do InterAnima, Signe Baumane, terá uma mostra com a exibição de nove dos seus curtas. Além disso, na sessão de abertura do Festival, será apresentado seu primeiro longa-metragem, Rocks in my pockets. Baumane é veterana no mundo da animação onde utiliza muito papel machê, desenho à mão, stop motion e computação gráfica para dar vida às suas produções.
Durante o Festival, o público interessado em aprender mais sobre animação, games e realidade virtual, poderá participar de duas palestras: Admirável mundo VR: as revoluções na animação e as novas realidades e Zerando a vida: a conquista de games brasileiros pelo mundo. A primeira será ministrada por Alexandre Calil (SP), Ana Arruda (DF) e Rodrigo Terra (SP), enquanto a segunda fica por conta de Saulo Camarotti (DF) e Fabrício Ofuji (DF).
Programação
2 de março (sexta-feira)
20h - Sessão Laços e embaraços
18h-22h - Espaço VR e Experiência Imersiva
3 de março (sábado)
14h-22h - Espaço VR e Experiência Imersiva
14h30 - Mostra Surdocine
16h - Mostra Brasil
17h - Debate Admirável mundo VR: as revoluções na animação e as novas realidades
18h - Mostra de curtas internacionais I
20h - Mostra Desejo e Obsessão
4 de março (domingo)
10h - Mostra Infantil I (+ 4 anos)
11h-21h - Espaço VR e Experiência Imersiva
14h30 - Mostra Infantil II (+ 10 anos)
16h - Mostra Homenagem à Signe Baumane
17h - Debate Zerando a vida: a conquista de games brasileiros pelo mundo
18h - Mostra de curtas internacionais II
20h - Sessão Amanhã há de ser outro dia
Debates
3 de março (sábado)
17h às 18h30
Palestra I: Admirável mundo VR: as revoluções na animação e as novas realidades.
Ministrantes: Alexandre Calil (VRXP/SP), Ana Arruda (mediação/DF) e Rodrigo Terra (ARVORE/SP).
4 de março (domingo)
17h às 18h30
Palestra II: Zerando a vida: a conquista de games brasileiros pelo mundo
Ministrantes: Saulo Camarotti (Behold Studios/DF) e Fabrício Ofuji (mediação/DF)
Serviço
InterAnima – Festival Internacional de Animação e Interatividade, no Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: 2 a 4 de março de 2018
Ingressos: distribuição de ingressos gratuitos 1h antes de cada sessão