Área diplomática da capital de Burkina Faso é atacada

Vários incêndios e confrontos com as forças de segurança ocorreram perto da delegação francesa e do escritório do primeiro-ministro, informou a imprensa local.

© Reuters

Mundo África 02/03/18 POR Agência Brasil

Um grupo de homens armados não identificados atacou nesta sexta-feira (2) a área diplomática da capital de Burkina Faso, Ouagadogou, provocando vários incêndios e confrontos com as forças de segurança perto da delegação francesa e do escritório do primeiro-ministro, informou a imprensa local.

PUB

A televisão nacional burquinense (RTB), cujo escritório se encontra ao lado da embaixada da França, afirma que cinco pessoas armadas desceram de uma caminhonete aos gritos de "Allahu Akbar" (Alá é grande) antes de começar a disparar e atear fogo ao veículo.

+ FBI investiga negócios internacionais de Ivanka Trump

A RTB fala de um "intenso incêndio na Embaixada da França" e que os agressores "começaram a disparar contra os guardas em sua chegada", enquanto o portal de notícias "Burkina24" fala de um "ataque armado em andamento perto do escritório do primeiro-ministro".

A polícia pediu aos cidadãos que evitem, na medida do possível, as áreas do ataque, enquanto as forças especiais "estão em ação", um apelo ao qual se somou o embaixador francês no país, Xavier Lapdecab.

Em comunicado, as forças de segurança confirmaram que o ataque foi perpetrado nas proximidades do escritório do primeiro-ministro e do edifício das Nações Unidas, região próximo também às embaixadas da Bélgica e da Dinamarca, assim como aos ministérios de Relações Exteriores e Economia.

Outras informações apontam que o quartel-general do exército e o Instituto Francês também são "alvo de ataques simultâneos", e que uma "fumaça intensa" emana das citadas instalações militares, onde, segundo testemunhas, ocorreram fortes explosões.

"Ataque em curso à embaixada da França e ao Instituto Francês. Fiquem confinados onde estão", escreveu a delegação francesa em sua página no Facebook.

O diretor-geral da polícia, Jean Bosco Kienou, afirmou à Agência EFE que a situação "tem a aparência de um ataque terrorista".

Os disparos agora acontecem de forma intermitente e há helicópteros sobrevoando a área onde fica a delegação francesa.

Burkina Faso passou por frequentes ataques de grupos jihadistas nos últimos dois anos. Segundo a apuração mais recente do governo, mais de 70 pessoas morreram no país em atentados terroristas desde 2015. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia