Entenda o conflito envolvendo tarifas dos EUA sobre importação de aço

O que se sabe até agora é que a medida tem como base a Seção 232 do Ato de Expansão do Comércio, de 1962

© REUTERS/Jonathan Ernst 

Economia polêmica 03/03/18 POR Estadao Conteudo

O atribulado anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da tarifação de 25% sobre a importação de aço e 10% sobre a de alumínio pegou de surpresa até a equipe técnica do governo americano, que se debruça sobre documentos para acertar os detalhes do plano, que será anunciado por completo até o final da próxima semana.

PUB

O que se sabe até agora é que a medida tem como base a Seção 232 do Ato de Expansão do Comércio, de 1962. O texto diz que o presidente da República pode determinar que o Departamento do Comércio conduza uma investigação sobre os impactos adversos das importações de um determinado setor sobre a segurança nacional. Com base neste escrutínio, cabe ao ocupante da Casa Branca impor tarifas de importação ou quotas para eliminar estes impactos. Este processo pode durar até um ano e meio.

A investigação que deu origem à medida anunciada nesta quinta-feira teve início em abril de 2017. No começo de fevereiro, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, apresentou extenso relatório sugerindo a tarifação como uma das três opções apresentadas a Trump. Mesmo com mais de 150 direitos antidumping em vigor nos Estados Unidos, a alegação do governo americano é de que as medidas de defesa comercial não teriam sido capazes de eliminar práticas desleais.

As outras duas possibilidades descartadas pelo presidente, eram a adoção de tarifa de 53% sobre o aço comprado de 12 países, entre os quais o Brasil, e a adoção de quota equivalente a 63% das exportações de cada país em 2017.

Extensão

Durante o anúncio, feito em almoço com empresários do setor, Trump disse que a medida vai "vigorar por um longo período de tempo", mas não se sabe o quanto isso significa.

+ País cria 77,8 mil postos de trabalho, melhor resultado desde 2012

Além da duração, há também impasse em relação a quem ela vai atingir. Em medidas semelhantes no passado, Canadá e México, membros do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), foram poupados da taxação.

Na própria quinta-feira, a chanceler do Canadá, Chrystia Freeland, evocou as parcerias militares com os EUA e sinalizou que o governo do premiê Justin Trudeau possa pedir para entrar na lista de exceção. O México também deve formalizar o pedido a Washington.

O Brasil fez alegação semelhante. O ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA na terça-feira e tentou convencê-lo a excluir o País das barreiras. O argumento é o de que as exportações nacionais são de aço semi-acabado, que é processado e finalizado pelas siderúrgicas americanas. Além disso, ele lembrou que o Brasil é o maior importador de carvão dos EUA, produto usado na fabricação de aço.

Mesmo assim, é esperado que o tema seja debatido na Organização Mundial do Comércio (OMC), onde a medida pode ser alvo de retaliações. O diretor-geral do órgão, o brasileiro Roberto Azevêdo, abandonou a tradicional imparcialidade e disse estar "claramente preocupado" com o assunto. "Uma guerra comercial não é de interesse de ninguém", afirmou.

Objetivo

Analistas do mercado financeiro e de comércio internacional buscam estimar quais os motivos que levaram Trump a anunciar a taxação do aço e do alumínio.

O Royal Bank of Canada (RBC) pontuou, em nota, que a proposta de Trump tem pouco apoio entre políticos e até mesmo dentro da Casa Branca.

Além disso, os analistas do banco canadense ressaltam que, se o objetivo era atacar a China, o governo americano falhou. Isso porque o principal parceiro comercial de siderurgia dos EUA é o Canadá.

Já o analista independente Kenny Polcari disse, em comentário, ser "praticamente improvável" que o presidente americano volte atrás, já que essa foi uma promessa de campanha. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 16 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Hollywood Há 16 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Realeza britânica Há 16 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Relacionamento Há 12 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

politica Justiça Há 17 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 17 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 16 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

mundo Avião Há 15 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave

esporte Futebol Há 9 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia