Criança venezuelana com sarampo morre em Roraima

Estado tem 18 pessoas com sintomas do vírus

© iStock

Brasil saúde 03/03/18 POR Estadao Conteudo

Uma criança venezuelana de 4 anos com sarampo morreu nesta sexta-feira (2) em Boa Vista (RR). Ela havia chegado à fronteira do Brasil com a Venezuela desnutrida e doente. Roraima já tem 18 pessoas com sintomas do vírus. Antes desses casos, registrados a partir de fevereiro, o País estava livre do sarampo havia quase três anos.

PUB

A criança de 4 anos, vinda da cidade de Pacaraima, estava internada desde o início do mês passado. De acordo com a prefeitura de Boa Vista, ela chegou ao hospital com suspeita de sarampo e foi isolada. O atestado de óbito aponta pneumonia, infecção generalizada e desnutrição grave.

Segundo a prefeitura, apesar de a criança ter sido infectada pelo vírus do sarampo, ainda não é possível dizer oficialmente que esta foi a causa da morte, já que ainda não saíram os resultados dos exames sorológicos.

+ Doria encerra bolsas anticrack de Haddad: 'Braços Abertos para a Morte'

Dos 18 casos suspeitos, 6 foram confirmados até agora. São três meninos e três meninas com idades entre 9 meses a 10 anos. Quatro são brasileiros e 2, venezuelanos. Em comum, nenhum dos pacientes havia se vacinado. Eles apresentam febre alta e manchas pelo corpo.

Na quinta-feira (1), o Ministério da Saúde enviou mais 20 mil doses da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para Roraima. Outras 80 mil doses já haviam sido enviadas anteriormente pela Pasta.

Desde o dia 13, foram aplicadas mais de 2 mil doses do imunizante. A ideia é reforçar a campanha, incluindo vacinação casa a casa, para atingir a meta de 95% de cobertura, diz a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde de Roraima, Daniela Souza. A ação será feita em 15 municípios do Estado.

A Venezuela enfrenta um surto de sarampo, principalmente no município de Caroni, na região de Bolívar, fronteira com Roraima. A baixa imunidade à doença, somada ao fato de que milhares de venezuelanos estão cruzando a fronteira rumo ao Brasil, causou um grave problema de saúde pública.

No Brasil, os últimos registros de sarampo haviam ocorrido entre 2013 e 2015, com 1.310 casos confirmados. Naquela época, Roraima confirmou um caso da doença. Em setembro de 2016, a circulação do vírus na região das Américas foi declarada eliminada por autoridades internacionais. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liziane Gutierrez 27/11/24

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

fama Meghan Markle Há 23 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

mundo Inglaterra Há 22 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Cristiano Ronaldo Há 17 Horas

Cristiano Ronaldo posa de sunga e detalhe chama atenção nas redes

mundo França Há 15 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

politica Bolsonaro Há 21 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

esporte Brasil Há 22 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

fama Harry e Meghan Markle Há 14 Horas

Harry e Meghan seguem 'caminhos separados' após Dia de Ação de Graças

tech Espaço Há 23 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama Ana Paula Minerato Há 23 Horas

Ana Paula Minerato se desculpa por falas racistas e culpa o ex-namorado