Venezuela nega negociação para instalar bases russas no país

A Venezuela negou hoje (28) que haja negociação para o país receber bases aéreas militares russas. O antigo chefe militar da Armada Venezuelana almirante Orlando Maníglia Ferreira informou ter havido um “erro ou confusão” no anúncio que a Rússia fez na última quarta-feira (26). "Não há nenhuma possibilidade de que a Rússia ou qualquer outra potência estabeleça bases militares na Venezuela, porque é expressamente proibido pela Constituição", disse.

© Reuters

Mundo Aéreas 28/02/14 POR Agência Brasil

Maníglia, que também foi ministro da Defesa, durante o governo de Hugo Chávez, explicou em uma entrevista coletiva em Caracas, que, segundo o Artigo 13 da Constituição, "o território nacional não poderá ser jamais cedido, alugado, nem de forma alguma alienado, nem temporária ou parcialmente, a estados estrangeiros ou outros sujeitos de direito internacional".

PUB

Ele reforçou que o espaço geográfico venezuelano é uma "zona de paz", área na qual não se pode estabelecer bases militares estrangeiras ou instalações que tenham propósitos militares, disse. Homem de confiança do governo venezuelano, Orlando Maníglia, frisou que "também a União das Nações Sul-Americanas tem dispositivos contrários à instalação de bases militares na região”.

"Deve ser um erro ou confusão”, afirmou, ao comentar a notícia de que Moscou estaria em negociação com a Venezuela para estabelecer bases militares em território venezuelano. Na última quarta-feira o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que planeja ampliar as bases militares no exterior.

"Além do Vietnam e de Cuba, planejamos ampliar [as bases militares] em outros países como a Venezuela, Nicarágua e Singapura", disse, em declarações citadas pela imprensa russa, como o canal de televisão Rússia Today. De acordo com a imprensa russa, o país tem bases militares instaladas na Armênia, Tajiquistão, Quirguistão, Síria, na Península de Crimeia e na Ucrânia.

*Com informações da Agência Lusa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 22 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 8 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 8 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 3 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 21/11/24

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 23 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 6 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 20 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

justica Itaúna Há 8 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025