Como os cientistas calculam a idade do Universo?

Medir radiação cosmológica de fundo é uma das maneiras de fazer esta suposição

© Reprodução

Tech explicação 06/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O Universo tem aproximadamente 14 bilhões de anos. Pelo menos essas são as suspeitas as principais teorias. E como os cientistas fazem essa conta? Espera. Antes de explicar é preciso falar sobre a origem dos primeiros "anos" de vida no espaço.

PUB

"No começo, não existia nada, só radiação, uma energia muita alta que não deixava nada se organizar. Então, quando o Universo tinha um ou dois segundos de vida, aconteceu uma combinação de partículas com energia muito alta. O Universo em seguida se esfriou, a ponto de surgirem prótons e neutros, que, por sua vez, se organizaram depois em partículas de hidrogênio", explica Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador de astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

As partículas, então, começaram a se unir, formando uma estrutura densa e uma reação nuclear. As estrelas e as galáxias surgiram daí. Os astros que não viram estrelas tornam-se planetas. O Sistema Solar, onde a Terra está, é uma parte da Via Láctea e tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. "Essa estimativa é feita a partir da idade do Sol", diz Wuensche.

Afinal, como é feita essa conta?

Para calcular a idade do universo, pelo menos uma das formas, é medindo as radiação cosmológica de fundo ou "ecos do Big Bang", de acordo com o UOL.

Foi a partir de 1964 que essa teoria ganhou força, quando os físicos norte-americanos Robert Wilson e Arno Penzias descobriram um ruído que vinha do espaço e não desaparecia.

Wilson e Penzias foram, então, conversar com colegas da Universidade de Princeton, que explicaram que esse som, uma espécie de eco da grande exploração que originou o Universo. Os cientistas já havia sido previsto isto em 1948, mas até então ninguém havia conseguido prová-lo. A descoberta acidental rendeu a dupla de físicos o Prêmio Nobel em 1979.

"Outra maneira utilizada pelos cientistas é buscar objetos que estão muito distantes e, a partir da luz que emitem, conseguimos entender melhor como o Universo evolui. Isso é possível porque todas as estrelas geram elementos químicos, o que permite que a gente estime a sua distância. E quanto mais longe, mais antiga é a estrela", diz o pesquisador.

A Estrela Matusalém (ou HD 140283) é a mais antiga identificada no Universo, até agora, de acordo com observações feitas a partir do telescópio Hubble. A Nasa (agência espacial norte-americana) estima que a estrela tem aproximadamente 14,5 bilhões de anos, com uma margem de erro de 0,8 bilhão para mais ou para menos.

A Estrela de Matusalém está localizada a 190 anos-luz da Terra e teria surgido na mesma época do Universo.

Resíduos resultantes das supernovas, são indícios para uma outra forma reconhecida para calcular a idade do Universo. Esses resíduos são explosões muito brilhantes e tem um efeito parecido ao surgimento de uma nova estrela.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 17 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad