Carros que se transformam em helicópteros? Isso já é quase possível

Uma colaboração entre Italdesign, Airbus e Audi mantém o sonho vivo

© Reprodução / Youtube

Tech sonho 07/03/18 POR Notícias Ao Minuto

A Airbus lançou um conceito inovador no Geneva Motor Show, no ano passado. Um carro-drone-helicóptero-trem com nome de Pop.Up. Já em 2018 a ideia voltou com uma aparência totalmente atualizada, em parceria com a Audi.

PUB

O conceito deste ano é construído em torno de um monocasco de dois lugares, Smart Car-sized, que o Airbus chama a cápsula de passageiros, informa o The Verge. A cápsula pode montar em uma base de rodas como um carro normal ou, com a ajuda de um módulo de drone humongous, ser içado no ar para o vôo vertical. As cápsulas modulares também podem se conectar entre si para formar um veículo semelhante ao trem. A Audi está contribuindo com sua tecnologia de bateria e know-how de automação, dizem os designers.

Como todos os bons conceitos, este não é apenas sobre o hardware. A equipe da Italdesign, que colaborou com a Audi e a Airbus na criação do veículo de demonstração em exibição na Suíça, explica que o sistema Pop.Up representa uma visão em três partes para o futuro. Um componente é uma inteligência artificial que "com base no conhecimento do usuário, gerencia a complexidade da viagem oferecendo cenários de uso alternativos e garantindo uma experiência de viagem perfeita". A segunda parte é o próprio módulo de viagem e seus anexos de ar e terra. E a terceira é uma interface de usuário que "dialoga com os usuários em um ambiente totalmente virtual".

"Pop.Up Next é uma visão ambiciosa que poderia mudar nossa vida urbana permanentemente no futuro", diz Bernd Martens, membro do conselho da Audi e presidente da Italdesign. A nova versão é certamente mais elegante do que o original, e embora a imensidão das quatro hélices penduradas sobre a cabeça mantivesse um ar ridículo sobre isso, a maioria das pessoas que passavam no stand lançavam olhares admirados para o engenho bonito antes deles.

Pop.up Next é significativamente mais leve do que o primeiro conceito, e a cabine foi completamente reimaginada, com uma tela curva de 49 polegadas que se estende de um pilar para outro. "A interação entre humanos e a máquina é realizada por reconhecimento de fala e rosto, rastreamento ocular e função de toque", dizem os designers. O que é realmente útil, dada a total falta de volante, pedais ou qualquer outro controle físico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio