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A Airbus lançou um conceito inovador no Geneva Motor Show, no ano passado. Um carro-drone-helicóptero-trem com nome de Pop.Up. Já em 2018 a ideia voltou com uma aparência totalmente atualizada, em parceria com a Audi.
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O conceito deste ano é construído em torno de um monocasco de dois lugares, Smart Car-sized, que o Airbus chama a cápsula de passageiros, informa o The Verge. A cápsula pode montar em uma base de rodas como um carro normal ou, com a ajuda de um módulo de drone humongous, ser içado no ar para o vôo vertical. As cápsulas modulares também podem se conectar entre si para formar um veículo semelhante ao trem. A Audi está contribuindo com sua tecnologia de bateria e know-how de automação, dizem os designers.
Como todos os bons conceitos, este não é apenas sobre o hardware. A equipe da Italdesign, que colaborou com a Audi e a Airbus na criação do veículo de demonstração em exibição na Suíça, explica que o sistema Pop.Up representa uma visão em três partes para o futuro. Um componente é uma inteligência artificial que "com base no conhecimento do usuário, gerencia a complexidade da viagem oferecendo cenários de uso alternativos e garantindo uma experiência de viagem perfeita". A segunda parte é o próprio módulo de viagem e seus anexos de ar e terra. E a terceira é uma interface de usuário que "dialoga com os usuários em um ambiente totalmente virtual".
"Pop.Up Next é uma visão ambiciosa que poderia mudar nossa vida urbana permanentemente no futuro", diz Bernd Martens, membro do conselho da Audi e presidente da Italdesign. A nova versão é certamente mais elegante do que o original, e embora a imensidão das quatro hélices penduradas sobre a cabeça mantivesse um ar ridículo sobre isso, a maioria das pessoas que passavam no stand lançavam olhares admirados para o engenho bonito antes deles.
Pop.up Next é significativamente mais leve do que o primeiro conceito, e a cabine foi completamente reimaginada, com uma tela curva de 49 polegadas que se estende de um pilar para outro. "A interação entre humanos e a máquina é realizada por reconhecimento de fala e rosto, rastreamento ocular e função de toque", dizem os designers. O que é realmente útil, dada a total falta de volante, pedais ou qualquer outro controle físico.