Resultado preliminar indica dois ítalo-brasileiros eleitos na Itália

Parlamento italiano reserva quatro cadeiras da Câmara e duas do Senado à circunscrição da América do Sul

© Reuters

Mundo Notícias do Mundo 07/03/18 POR Folhapress

Os resultados preliminares das eleições de domingo (4) indicam que dois italianos nascidos no Brasil foram eleitos à Câmara dos Deputados da Itália: Fausto Longo e Luis Roberto Lorenzato. Os nomes, no entanto, ainda não foram confirmados -o anúncio oficial dos eleitos pode demorar dias.

PUB

O Parlamento italiano reserva quatro cadeiras da Câmara e duas do Senado à circunscrição da América do Sul. São legisladores eleitos pelos italianos residentes nessa região, entre os quais 400 mil vivem no Brasil. Eles têm os mesmos poderes dos deputados e senadores eleitos dentro da Itália.

+ 1º matrimônio gay da Austrália chega ao fim de forma trágica

Havia uma ítalo-brasileira dentro da legislatura anterior, Renata Bueno. Os resultados preliminares sugerem que esses quatro assentos da Câmara foram ocupados por quatro siglas distintas: Maie (27,7%), Usei (18,7%), Partido Democrático (16,2%) e Liga (11,7%). Os candidatos mais votados dentro de cada uma dessas listas devem ser eleitos, segundo a lei eleitoral italiana.

O representante do Partido Democrático na América do Sul é o arquiteto Fausto Longo, que foi antes senador italiano. Já o principal candidato da Liga, de direita ultranacionalista, é Luis Roberto Lorenzato, advogado e proprietário de uma vinícola.

Segundo os números provisórios, nenhum italiano nascido no Brasil foi eleito ao Senado, em que dois partidos conseguiram tomar um assento cada um: o Maie (31,6%) e o Usei (20,4%). A Câmara italiana é formada por 630 deputados. Já o Senado reúne 315 legisladores eleitos. O voto é facultativo na Itália.

Apesar de os deputados e senadores eleitos na América do Sul representarem a Itália, e não suas circunscrições, suas campanhas foram marcadas por acenos à população italiana no exterior.

Uma das plataformas clássicas é prometer agilizar o processo de reconhecimento da cidadania, que hoje leva anos. Bueno, por exemplo, aprovou um incremento de verbas aos consulados durante seu mandato.Outro interesse desses legisladores é o de reforçar a corrente comercial entre Brasil e Itália, reduzida em 30% desde 2013, data da última eleição italiana (foram US$ 7,5 bilhões em 2017). 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil 22/11/24

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo