Prefeito rejeita homenagem à atriz trans que ganhou o Oscar

Daniela Vega receberia prêmio em sua cidade natal, Nunoa, no Chile, mas governo local negou conceder honraria à artista

© Getty Images

Cultura chile 08/03/18 POR ANSA

A atriz transexual chilena Daniela Vega, ganhadora do Oscar no último domingo (4) com o melhor filme estrangeiro "Uma Mulher Fantástica", não poderá receber o prêmio de sua cidade natal.

PUB

O prefeito de Nunoa, Andres Zarhi , explicou que não poderia entregar o título porque nos documentos pessoais de Vega consta o seu nome de batismo, no caso masculino.

"A quem estaremos entregando o prêmio? Se temos a identidade de um homem, não podemos entregá-lo a uma mulher", declarou Zarhi, na última terça-feira (7), no dia em que estava marcada a cerimônia de entrega para a atriz.

Vega foi recebida pela presidente do Chile, Michelle Bachelet, e durante o encontro a atriz criticou a legislação do país, que não permite a mudança do nome no documento.

+ Oscar: confira filmes que são promessas para 2019

"Na minha identidade tem um nome que não é o meu, porque o país onde nasci não me dá a possibilidade. O tempo vai passando e estamos esperando", afirmou Vega em conversa com Bachelet.

A presidente enviou ao Congresso chileno um projeto de lei para identidade de gênero, em 2013, permitindo a mudança do nome no documento. Porém está no aguardo da aprovação do Senado.

Depois do encontro com a atriz, Bachelet entrou com um pedido de urgência para que a medida fosse aprovada, já que no próximo domingo (11) ela passa o governo para seu opositor Sebastian Piñera.

No filme "Uma Mulher Fantástica", a atriz chilena interpretou Marina, uma personagem que precisou encarar a conservadora sociedade chilena. Vega foi a primeira transexual a participar da apresentação do Oscar.Com 28 anos, ela assumiu que era trans ainda na sua adolescência.

O Conselho Municipal de Nunoa preparou a cerimônia de entrega do prêmio na segunda-feira (7), logo após o evento, com isso criou expectativas entre todos os moradores, segundo informou a imprensa chilena.

Mas no dia seguinte, Zarhi decidiu voltar atrás de sua decisão. Para compensar o ocorrido, foi criado o "Premio Comunal a las Artes". Com informações da Ansa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 22 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 16 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 19 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava