© Getty Images
Uma das mais influentes escritoras com menos de 40 anos, a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é um dos nomes mais frenquentes nas listas dos melhores livros e/ou dos mais lidos do mundo.
PUB
Adichie já publicou os livros Hibisco Roxo (2003), Meio Sol Amarelo (2006), No Seu Pescoço (2009), Americanah (2013), Sejamos Todos Feministas (2014) e Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto (2017).
+ Meghan Markle usará vestido de noiva de meio milhão de dólares
Top: Tribal West Pants: Nike & Cos @tribalwestlagos @nikecos #MadeinNigeria
A post shared by Chimamanda Adichie (@chimamanda_adichie) on Mar 3, 2018 at 5:09am PST
A nigeriana chegou a ter o discurso de 'Sejamos Todos Feministas' incluído, em 2013, na música 'Flawless' da cantora norte-americana Beyoncé. Esse fato trouxe uma maior popularização mundial do discurso de Adichie.
Dress: Wanger Ayu @wangerayu #MadeinNigeria
A post shared by Chimamanda Adichie (@chimamanda_adichie) on Feb 18, 2018 at 8:49pm PST
Porém, ela não é admirada apenas pelo trabalho como escritora que entoa o discurso feminista em suas obras. Em suas entrevistas Chimamanda já declarou que acha importante (para as que gostam), parecer bonita e defendeu o uso de maquiagens e da valorização da moda.
Dress: Nkwo @nkwo_official @zinkata1 #MadeinNigeria
A post shared by Chimamanda Adichie (@chimamanda_adichie) on Dec 23, 2017 at 3:15pm PST
Para ela, isso não deve ser visto como um ato de agradar homens e sim “para mostrar que a vida continua e que, apesar de tudo, você vai continuar lutando”. Ela também explicou a importância da defesa de preferências femininas.
Dress: Grey House of Literature, Oslo. @greyprojects #MadeinNigeria
A post shared by Chimamanda Adichie (@chimamanda_adichie) on Oct 28, 2017 at 8:37pm PDT
“Para homens, as coisas que são consideradas tradicionalmente masculinas não são coisas que a nossa cultura caracteriza como frívolo. Eu não acho que homens que escrevem sobre esportes – e estou usando um exemplo que nossa cultura considera como tradicionalmente masculino – estão necessariamente preocupados em parecerem frívolos. Essas coisas masculinas têm essa carga de seriedade mesmo que elas não sejam, coisa que a maquiagem e a moda não tem. E eu me pego questionando sobre isso, mais e mais”, explicou em entrevista à revista 'Elle'.
Shirt: Nuraniya Top and skirt: Amarelis @amarelisatelier @nuraniyastudios #MadeinNigeria
A post shared by Chimamanda Adichie (@chimamanda_adichie) on Sep 23, 2017 at 8:42pm PDT
Um exemplo disso na prática, é o próprio estilo de Adichie. Uma mistura entre vestes e tecidos africanos, com peças e acessórios contemporâneos da moda, ela hoje também é ícone neste setor.
Top: The Muse Factory, Lagos Shorts: Tailor Razak, Lagos (Press) @themusefactory_ #MadeinNigeria
A post shared by Chimamanda Adichie (@chimamanda_adichie) on Jun 12, 2017 at 8:30am PDT